Defesa Civil interdita cinco casas. Previsão de mais chuva mantém o município em estado de atenção

21/02/2021 14:43
Por Luana Motta

A forte pancada de chuva que ocorreu na tarde e noite deste sábado (20), provocou alagamentos e deslizamentos de terra em quatro localidades. Foram dois alagamentos na Mosela e Cascatinha e dois deslizamentos de terra no Duarte da Silveira e Corrêas. A Defesa Civil interditou preventivamente cinco residências. Há 20 pessoas desalojadas. Devido o acumulo dos índices pluviométricos registrados no sábado, e a previsão de mais chuva para a tarde deste domingo(21), o município mantém o estado de atenção.

Foram três residências interditadas no Duarte da Silveira e outras três em Corrêas. Segundo a Defesa Civil, as equipes permanecem em atendimento as ocorrências, junto com a Assistência Social, neste domingo. No sábado, o maior acumulado de chuva foi no Morin com 61.25 milímetros.

A Defesa Civil emitiu um alerta de estágio de atenção devido aos altos índices pluviométricos registrados nas últimas 24 horas. A maior atenção para riscos de deslizamentos ou alagamentos é para o primeiro distrito. Especialmente para a região do Morin, Alto da Serra (Vila Felipe/Serra Velha/Ferroviários), Centro e adjacências (24 de Maio/Rua Nova), comunidades da João Xavier (Duarte da Silveira) e eixo do vale do Piabanha, entre o Roseiral e Itaipava, sobretudo áreas ocupadas em encostas na região (Bairro da Glória e Alto Cascatinha, por exemplo).

De acordo com a meteorologia da DC, a persistência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, ao norte do estado do Rio de Janeiro, ainda favorece áreas de instabilidade que podem provocar pancadas de chuva moderada à forte isoladas ao longo do período tarde/noite, neste domingo (21). O que pode provocar instabilidade em terrenos e possibilidade de deslizamentos pontuais.

A Defesa Civil alerta para que qualquer sinal de movimentação em encostas próximas a residências, como árvores ou postes inclinados, ou mesmo a percepção de portas e janelas emperradas, podem ser indícios de movimentação do solo. Qualquer emergência acione a Defesa Civil através do número de telefone 199.


Últimas