Defesa Civil passará a enviar alertas de chuvas fortes via WhatsApp: saiba como se cadastrar

14/02/2019 08:17

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias disponibilizou um canal via WhatsApp para alertar sobre a possibilidade de chuvas fortes no município. O morador deve enviar uma mensagem para a Defesa Civil e cadastrar seu número para receber os avisos e também a previsão do tempo diária. O número de contato é o (24) 98863-5497. A novidade foi apresentada nesta terça-feira (16) em uma reunião na Sala de Cooperação da DC.

Leia também: De Correas ao Centro: petropolitanos registram consequências das fortes chuvas

O número será usado para receber alertas, ou seja, os pedidos de vistoria, de informações e de aviso de perigo devem continuar sendo feitas pelo telefone 199.

 O número do WhatsApp da Defesa Civil funciona apenas para os alertas e a previsão de chuvas. Os moradores que desejarem solicitar vistorias, informações, ou relatar alguma ocorrência, devem ligar para o 199 e cadastrar o pedido. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, reforça que a população deve enviar uma mensagem para o número e se cadastrar.

“Vamos enviar a previsão do tempo diária, além dos avisos de chuvas fortes no município. É uma medida simples, sem custos, que vai permitir que os moradores de Petrópolis tenham acesso a informação de maneira correta, por uma fonte oficial”, explica Paulo Renato.

Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve continuar ligando para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos. 

Monitoramento de rios e previsão do tempo

A Defesa Civil mantém contato direto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e com os principais órgãos de pesquisa monitorando a previsão meteorológica para a cidade. O acompanhamento dos níveis dos rios acontece em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Locais como a Coronel Veiga são monitorados constantemente e podem ter o trânsito fechado para garantir que não haja circulação de veículos em caso de alagamentos. 

Últimas