Defesa Civil registra 10 ocorrência na noite dessa segunda

18/04/2017 08:40

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 10 ocorrências entre o final da noite de segunda (17) e madrugada desta terça-feira (18) em Petrópolis. Dois atendimentos foram por conta de pequenos deslizamentos de terra: um no Dr. Thouzet e outro na Rua Conde D'Eu, na Castelânea. As equipes da Defesa Civil estão nos locais. O maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas foi registrado no Morin, onde choveu 131 milímetros. No Alto da Serra, no mesmo período, os registros ficaram em 127 milímetros. Os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram. Foram registrados alagamentos na Rua do Imperador e Coronel Veiga, além das ruas Alencar Lima, Montecaseros, Saldanha Marinho, Galdino Pimentel. 

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) começou o trabalho de limpeza ainda na noite dessa segunda-feira (17), fazendo raspagem e remoção de lama na Rua Coronel Veiga. São 20 funcionários envolvidos no trabalho na região. Também houve deslocamento de uma retroescavadeira e dois caminhões para retirada de uma pequena quantidade de terra que deslizou no Vital Brasil. No Centro, esta sendo realizada a lavagem dos dois lados da Rua do Imperador com quatro caminhões-pipas de oito mil litros de água não potável. A limpeza está sendo feita no trecho entre as ruas Washington Luiz e Rua Dr. Nelson Sá Earp.

A Defesa Civil permanece em estágio de vigilância, já que a previsão, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é que a chuva continue na Região Serrana durante a semana. A orientação é para que a população tenha atenção, em função dos acumulados de chuvas, que deixam o solo encharcado.

Em caso de fortes chuvas, a primeira orientação é que os moradores não permaneçam em imóveis ou áreas já interditadas pela Defesa Civil. Eles devem procurar local seguro, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco.

“Existe a previsão de chuva para a Região Serrana durante essa semana, então é importante que o morador de área de risco tenha atenção redobrada. É importante que a população ligue para o 199 e informe caso tenha alguma ocorrência. Nossas equipes estão de prontidão para realizar os atendimentos”, afirmou o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

 Havendo qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.







Últimas