Defesa Civil registra 23 ocorrências e fortes chuvas afetam quase 30 linhas de ônibus em toda a cidade

01/11/2021 17:29
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias permanece em Estágio Operacional de Atenção devido à chuva desta segunda-feira (1º). Até o último boletim divulgado às 16h30, foram registradas 23 ocorrências, sem vítimas. A chuva também afetou a operação de 27 linhas de ônibus, devido a quedas de árvore, transbordamento de rio e interdição de via. 

No Centro, a Rua Hélio Bittencourt, conhecida como rua do túnel, voltou a ser interditada após um novo deslizamento de terra. Neste mesmo trecho houve um deslizamento de terra em dezembro do ano passado.

Segundo a Prefeitura, equipes da Defesa Civil e Assistência Social atenderam quatro deslizamentos próximos às residências no Caxambu, Valparaíso e Quitandinha. Equipes da Comdep fazem a limpeza e a Guarda Civil está auxiliando no tráfego. 

No início da tarde, trechos da Rua Coronel Veiga foram interditados devido ao transbordamento do Rio Quitandinha“Estamos com nossas equipes reforçadas para o atendimento às ocorrências. Todo o efetivo será mantido, mesmo com a redução da intensidade da chuva. Pedimos a população que permaneça atenta e acione o 199 a qualquer sinal de risco próximo de suas residência”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

No Valparaíso, a Rua Antônio Cesário da Costa afundou e foi interditada. As equipes da Defesa Civil foram acionadas para ocorrência de risco geológico no Floresta e no Bingen; deslizamentos de terra no Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu, Estrada da Saudade, Valparaíso, Castelânea, Corrêas, Fazenda Inglesa e Araras; quedas de árvores na Duarte da Silveira e Mosela; alagamento no Quitandinha; infiltração no Quissamã; e avaliação de muro em Itaipava. 

De acordo com a meteorologia da Defesa Civil,  até o momento, o maior volume de chuva foi registrado no primeiro distrito com 91,6 milímetros nas últimas 24 horas. Na parte da tarde, os núcleos de chuva mais intensos se afastaram do município. A tendência para as próximas horas é de redução da intensidade da chuva, que se manteve moderada de forma constante nesta segunda-feira. Para as próximas horas, permanecem as condições para ocorrência de chuva fraca a moderada de forma isolada.

Vinte e sete linhas de ônibus foram prejudicadas pela chuva

De acordo com o Setranspetro – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis, cerca de 20 linhas que utilizam a Rua Coronel Veiga tiveram o itinerário alterado por causa do transbordamento do Rio Quitandinha. As linhas foram desviadas pela Castelânea entre 12h30 e 14h30, quando a via foi novamente liberada. 

Entre as linhas afetadas no trecho estão a 401 – Alto Independência, 402 – Taquara, 404 – Duques, 406 – Doutor Thouzet, 408 – Vital Brasil, 422 – Amazonas, 424 – Vila Hípica, 425 – Getúlio Vargas, 428 – Vila Hípica, 435 – Alto Independência, 437 – Amazonas, 446 – Siméria, 448 – Olga Castrioto, 449 – Capitão Paladini, 454 – Vila Hípica, 463 – Alto Independência, 465 – Amazonas, 466 – Alagoas, 467 – Honduras e 480 – Coronel Veiga.

Já o ônibus que faz a linha 211 – Valparaíso está fazendo o ponto de embarque e desembarque aproximadamente um quilômetro antes do ponto final, em razão do afundamento da Rua Joaquim Cesário da Costa. Com isso, o coletivo está manobrando na localidade popularmente conhecida como “Chapa 4”, na mesma área de manobra da linha 204 – Valparaíso.

Segundo o Sindicato, a empresa Cidade Real teve, por volta das 15h, o itinerário de cinco linhas de ônibus alterados, após a queda de uma árvore na Rua Coronel Duarte da Silveira, localidade conhecida como “Morro do Brito”. O trecho está interditado para o fluxo de veículos grandes. Com isso, as linhas 019 – Duarte da Silveira (Executivo), 110 – Duarte da Silveira, 116 – Dias de Oliveira, 140 – Comunidade Vitória e 190 – Duarte da Silveira estão utilizando a BR-040 para os trajetos de ida e volta. O trecho sem atendimento corresponde entre a entrada do Centenário e a Rua João Xavier.

A queda de uma árvore em um trecho na comunidade Alto da Derrubada também está prejudicando a operação das linhas 122 – Fazenda Inglesa e 137 – Fazenda Inglesa (via Estrada do Contorno), que está fechada para a circulação de veículos grandes. Com isso, os ônibus estão acessando a BR-040 e seguindo em direção ao posto Brasão, para atender ao ponto final, sentido bairro. Já a linha 122, no sentido Centro, está utilizando a BR-040, retornando próximo ao Duarte da Silveira, para acessar o bairro Mosela pela Comunidade São Francisco, no Moinho Preto.

O Setranspetro orienta que os passageiros baixem gratuitamente o aplicativo “Vá de Ônibus” para saber, em tempo real, o momento em que o coletivo vai chegar ao ponto. Aos clientes da Turp Transporte, também está disponível o aplicativo “Cittamobi”.

Últimas