Deguste é declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis
A Feira Deguste foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis. A lei n.º 8.849, de 19 de julho de 2024, foi publicada no Diário Oficial do município e oficializa o título.
“A presente lei tem por objetivo atribuir o título de Patrimônio Cultural Imaterial à Feira Deguste, observando-se um importante manifesto de domínio social, cultural e turístico por meio da celebração, devendo ser preservada pelo poder público e pela sociedade”, afirma o texto.
O projeto de lei foi criado pelo vereador Júnior Coruja e recebeu o apoio dos demais parlamentares. Chegando à sua 100ª edição, e com 8 anos de existência, a Deguste é celebrada no segundo final de semana de cada mês, emprega 22 pessoas diretamente e outras 100 de forma indireta. Conta com cerca de 15 cervejarias, 8 pontos gastronômicos, além das bandas participantes, com 60 shows anuais.
“É um reconhecimento que nos enche de alegria. A Deguste reforça o talento econômico da nossa cidade no setor cervejeiro, gera empregos e promove a cultura com a apresentação de diversas bandas locais mensalmente. Agradeço a todos os participantes e ao público fiel. A Deguste é de todos vocês”, afirma Rodrigo Duarte, idealizador da Deguste.