Deguste supera expectativas e abre mercado para novos cervejeiros
A feira de cervejas artesanais Deguste alcançou suas expectativas em 2016 antes mesmo do fim do ano. Inicialmente contava com sete empresas, mas a 10ª edição que acontece no próximo dia 12 de novembro já tem a presença confirmada de 15 cervejeiros locais. A iniciativa de fomentar o mercado em Petrópolis movimenta cerca de R$ 140 mil por evento. Lançada em janeiro, a Deguste já alcançou o retorno de R$ 1,5 milhão no somatório de todas as edições. Ao todo, movimentou em torno de R$ 2 milhões para a economia da cidade.
De acordo com o empresário Rodrigo Duarte, a Deguste nasceu com o propósito de fomentar ainda mais o mercado dos pequenos cervejeiros de Petrópolis. Em janeiro deste ano, em entrevista à Tribuna, ele disse que o trabalho da feira era trazer a produção para dentro do estado. “A nossa missão é desenvolver o micro e pequeno cervejeiro”, disse.
Na época, a cidade contava com sete cervejarias artesanais, mas o sucesso conquistado a cada edição despertou o interesse de mais produtores. “Recebo muitos telefonemas de pessoas querendo um espaço na feira. Muita gente trabalha e busca o seu mercado de forma muito profissional. A Deguste está no calendário de eventos da cidade e vem dando cada vez mais certo. Um exemplo é que dobrou o número de cervejarias desde a primeira edição. Tínhamos a intenção de ter 15 marcas até dezembro e antes do prazo já conseguimos alcançar o ideal. Isso nos deixou muito felizes”, afirma Rodrigo.
A feira conta com três grandes cervejarias locais, que são a Bohemia, Petra e a Cidade Imperial e pequenos produtores, como a Buda, Du Zé, Cazzera, Da Corte, Imperatriz, Real, Schroder, 6elbeer, Duranz, Guapa, Brew Point, Madame Machado.
Para o empresário, muitos dos últimos cervejeiros que lançaram suas marcas dentro da Deguste tiveram a coragem de apostar no empreendimento devido ao mercado que hoje está aberto e em constante crescimento.
Prova de que o segmento é promissor é que no mês que vem o Sebrae fará um seminário de acesso ao mercado voltado para os cervejeiros. Os microempreendedores serão capacitados em palestras também a partir de experiências de produtores locais, além de explicar o objetivo da Deguste como empresa. O encontro acontece nos dias 24 e 25 de novembro.
Novidades do evento para 2017
Em 2017 a Deguste terá o concurso de melhor cerveja. O vencedor ganhará uma produção em uma cervejaria registrada no MAPA (Registro do Ministério da Agricultura). Para o ano, a expectativa é de crescimento contínuo de novos cervejeiros. “Acredito que até o primeiro semestre de 2017 apresentaremos ao mercado mais quatro novas marcas e até o fim do ano, pelo menos, mais 10”, disse.
Sorvete de cerveja é um dos atrativos da feira
Muitos ainda não experimentaram ou nem sabem que ele existe, mas, desde a segunda edição, a Deguste conta com os sorvetes de cerveja. O sabor ganhou o paladar do público e em toda edição é lançada uma nova iguaria.
Para o fabricante e um dos fundadores da Gelato Imperial, André Maia, o desafio de participar da Deguste é o de oferecer o diferencial na produção do sorvete de cerveja. “A sobremesa tinha que ter o DNA da cevada. Fizemos muitos testes e a proposta era harmonizar o amargor do malte de acordo com o sabor da cerveja de cada fabricante”, conta.
Segundo André, o primeiro sorvete a ser produzido foi o sabor Weiss da cervejaria Du Zé. No entanto, até hoje, já foram fabricados sete tipos de sorvetes em parceria com as cervejarias Cazzera, Da Corte, Imperatriz, Schoreder, Buda e Hanz. “A cada edição lançamos um novo sorvete e o público que frequenta o evento tem sempre a expectativa de saber como será o sabor. Provocamos com isso o anseio na nova edição”, diz.
Na Deguste, além dos sabores de cerveja, o estande da sorveteria também conta com os seus sabores tradicionais. A Gelato Imperial é uma empresa petropolitana fundada em 2015.
Solidariedade
Em apoio ao movimento Outubro Rosa, o artista plástico maranhense Betto Pereira produziu uma tela pintada a óleo na última edição do evento e doou o quadro para ser leiloado. Os lances podem ser dados na página do Facebook da Deguste até o dia 31 deste mês. A renda do maior lance será toda revertida para a APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos.