Demanda represada: 84 pacientes buscam urgência na ortopedia só no primeiro dia de atendimento
O Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) retomou na manhã desta terça-feira (09) os atendimentos de urgência e emergência em ortopedia. Um balanço parcial feito pela Secretaria de Saúde, das primeiras horas de atendimento – entre 7h e 16h – aponta que 84 pacientes foram atendidos na unidade no dia do retorno. São quase 10 atendimentos por hora. A grande procura já no primeiro dia é reflexo da suspensão do atendimento eletivo durante os meses de pandemia em 2020 e 2021.
O HMNSE voltou a atender ortopedia de urgência e emergência quase um ano e oito meses após a transferência do serviço para o Hospital Alcides Carneiro, o que ocorreu em março do ano passado em função da pandemia de covid-19. Quando o HMNSE passou a ser unidade referência para o atendimento de pacientes com a doença.
Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança se deu em função da queda no número de internações e casos confirmados de covid-19, que permitiu a liberação de leitos que estavam estavam sendo utilizados. O município tinha até segunda-feira (08), 91,51% da população maior de 12 anos vacinada com pelo menos uma dose e 69,68% deste grupo com o esquema de vacinação concluído com duas doses ou dose única da vacina.