Dengue e chikungunya: novos casos preocupam moradores de Madame Machado
Mesmo com o clima mais ameno, os casos de dengue, chickungunya e zika ainda estão presentes no município. Na localidade de Madame Machado, por exemplo, pelo menos quatro moradores relataram terem buscado unidades de saúde com os sintomas dos vírus desde a última sexta-feira. Alguns ainda não receberam o diagnóstico, e outros já foram confirmados com dengue e chickungunya.
A filha e o esposo da merendeira Marcela Berini começaram a apresentar os sintomas na última semana. Procuraram o Hospital Alcides Carneiro, onde tiveram o diagnóstico de dengue. “No posto de saúde tive a informação de que por dia pelo menos 15 pessoas estão procurando o posto com sintomas do vírus. Na igreja que eu frequento, desde janeiro, umas quatro pessoas tiveram e se recuperaram”, contou.
Os casos das doenças surgem principalmente no verão, mas neste ano parece estar se estendendo também para o início do outono. Fabiola Marinho, de 34 anos, também foi diagnosticada com chickungunya e, segundo ela, seu esposo começou a apresentar alguns sintomas semelhantes nessa quarta-feira (20), e iria no hospital buscar atendimento.
Neste ano, Petrópolis teve um crescimento no número de casos confirmados de chickungunya. As localidades que tiveram maior incidência foram Meio da Serra, Vila Rica e Madame Machado. Este ano, o município contabilizou 30 registros, enquanto em 2018 foram notificados apenas seis casos. Já em relação à dengue, foram confirmados 5 casos.
Segundo a Coordenadoria de Vigilância Ambiental, as ações rotineiras de conscientização, prevenção e combate ao mosquito continuam nos bairros onde são identificados focos de mosquito ou confirmado casos de doenças. Durante a atuação de prevenção, os agentes identificaram focos dos mosquitos nos bairros de Cascatinha, Boa Vista, Carangola, Roseiral, Corrêas, Itaipava, Independência, Vila Felipe, Siméria, Valparaíso, Provisória, Nogueira, Bonsucesso, Alcobacinha, Quissamã, Morin, Alto da Serra, Retiro, Mosela, Madame Machado, Vila Rica, Pedro do Rio e Posse.