Depois do transbordamento Comdep limpa Túnel Extravasor
A Comdep realizou na manhã de hoje (13) a desobstrução das galerias do Túnel Extravasor do Palatinato, na Rua Souza Franco. Cinco homens e uma retroescavadeira foram usadas para retirar os galhos de árvores, folhagem e mato que obstruíram a passagem da água durante o temporal da tarde da última quarta-feira (12). De acordo com os funcionários da Comdep, dois caminhões de detritos deveriam ser retirados das galerias.
A limpeza chamou a atenção de quem passava pelo local. O aposentado Antônio José dos Santos, de 67 anos, comemorou a ação da Comdep. "Tem que limpar para evitar o que aconteceu depois da chuva. Moro no Morin há 64 anos e há tempo não via o que aconteceu", contou o idoso.
A obstrução do túnel extravasor do Rio Palatinato causou transbordamento na Rua Doutor Sá Earp (perto do Centro de Tratamento Oncológico) e na Rua Souza Franco (onde ocorre semanalmente a feira). Devido à falta de escoamento, as ruas do cruzamento perto do Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina também alagaram.
O túnel extravasor do Rio Palatinato foi construído na década de 70. Ele atravessa três bairros: Centro, Quissamã e Itamarati e foi construído para desviar as águas do rio Palatinato evitando o encontro com as água do Rio Quitandinha, provocando enchentes na região central da cidade. Em 2011, após um temporal, uma parte da galeria desabou e em toda a extensão, cerca de três mil metros de comprimento, também é possível ver os desgastes da estrutura.