Depois um dia sem divulgar dados de covid-19, Petrópolis conta mais nove mortes e aumento na taxa de ocupação de leitos

11/12/2020 09:31

Depois de um dia sem divulgar dados atualizados sobre os casos de covid-19 no município, a Prefeitura liberou novo boletim nesta quinta-feira mostrando mais nove mortes confirmadas de pacientes com a doença. Os dados ainda apontam mais 159 casos confirmados, desde o último boletim, divulgado na terça-feira (8). Segundo a Secretaria de Saúde, o município tem atualmente 9.900 casos confirmados do novo coronavírus. Há, ainda, 1.341 casos em análise, aguardando o resultado de exames. 

O número de internações, mostram os dados, também aumentou. Nesta quinta-feira são 135 pacientes os pacientes em unidades de saúde da cidade, incluindo públicas e particulares. Levando em conta apenas leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) são 72 internados. sendo 28 em leitos clínicos e 44 em leitos de UTI.

A Prefeitura diz que a taxa de ocupação é, hoje, de 51,85% em leitos clínicos e 68,75%, mas não consegue explicar a razão de, mesmo com 26 leitos clínicos 20 de UTI disponíveis, há fila de espera por vagas. Segundo a Defensoria Pública, 10 pacientes estão a espera de vaga em leitos para pacientes com sintomas da covid-19. 

Outro problema é a contagem dos leitos. Dos 64 leitos de UTI que a Prefeitura diz ter para pacientes com sintomas da doença, 11 estão em unidades de urgência e emergência – 2 no pronto Socorro do Alto da Serra, 4 na UPA de Cascatinha, 4 na UPA do Centro e 1 na UPA de Itaipava. Se estes forem excluídos da conta, restam 53 leitos de UTI na cidade. Levando em conta que 44 estão ocupados, a taxa de ocupação deveria ser de 83,01%.

Leia também: 

Procura quase triplica nos pontos de apoio para covid-19 e falta de médicos preocupa

Imagens de pacientes com sintomas de Covid a espera de atendimento nos pontos de apoio levam defensoria a cobrar melhorias à Prefeitura

 



 

 

 

Últimas