Desafio dos Gigantes Internacional de MTB acontecerá em março; evento terá participação de ciclistas de dez países

27/02/2023 15:27
Por Enzo Gabriel

A terceira edição do Desafio de Gigantes Internacional está marcada para acontecer entre os dias 10 e 12 de março, no Villa Itaipava Resort & Conventions. O evento de Mountain Bike, idealizado pelo petropolitano Henrique Avancini e pela Avelar Sports, deve contar com mais de 1.200 ciclistas oriundos de dez países.

As provas de MTB são válidas para o ranking internacional, fundamental para a classificação da modalidade nos Jogos de Paris 2024. Além de aumentar o nível do ciclismo nacional, a ideia Henrique Avancini é trazer ainda mais atletas internacionais para Petrópolis.

Toda a estrutura oferecida no Villa Itaipava Resort & Conventions, bem como a qualidade da pista, trabalha a favor do Desafio de Gigantes Internacional. A estratégia vai mais além: fazer com que os estrangeiros utilizem a região como pré-temporada de inverno.

”Trouxe uma missão ao Felipe Avelar para continuar o desenvolvimento de Petrópolis como polo do MTB no Brasil. O objetivo é aumentar o fluxo de atletas na cidade para as pré-temporadas de europeus e norte-americanos. É um evento para fomentar esse fluxo, aproveitando as vantagens de treinamento e facilidade de logística estando próximo ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Sem nunca deixar de lado o desenvolvimento do MTB brasileiro.”, disse Henrique Avancini.

Petropolitano Henrique Avancini. Foto: Alemão Silva

O atleta, considerado o maior nome da história do MTB brasileiro, lançou no mês de janeiro, no mesmo local do Desafio de Gigantes Internacional, sua nova equipe para a temporada 2023. Batizado de Caloi / Henrique Avancini Racing, o time participará de todas as grandes competições da modalidade nos próximos anos. Além do astro do ciclismo nacional, de 33 anos, o grupo terá ainda com Sabrina Oliveira (20 anos), Cainã Oliveira (20 anos) e Ulan Galinski (25 anos).

Caloi/Henrique Avancini Racing. Foto: Alemão Silva

Serão três provas válidas pelo ranking mundial, além de uma Maratona Amadora de 40 e 20 km. Os atletas terão duas provas de XCO – Cross Country Olímpico, sendo uma Classe 2 e outra Classe 1, e mais um XCC – Short Track da Classe 3. O Desafio de Gigantes também ajudará os países na obtenção de vagas para o Sul-Americano de MTB, que será realizado no fim do ano.

As provas serão divididas em três classes. Na classe XCM – Maratona, haverá um percurso reduzido para 20 categorias, como veterano e master, e um completo para 19 categorias, como elite masculino e feminino. Na XCO classe 1, a divisão será feita por oficiais e amadoras. Apenas as oficiais pontuarão no ranking nacional e estadual. Na XCO classe 2, apenas os atletas elite masculino e feminino competirão, no dia 10 de março.

”Vamos entregar um evento de nível mundial e mostrar que Petrópolis é um ótimo destino para a pré-temporada de atletas que treinam e moram no Hemisfério Norte. O clima ajuda bastante! Outro fator importante é elevar o nível dos atletas brasileiros, que cada vez mais vão poder medir forças contra os melhores do mundo.”, contou Felipe Avelar, organizador do Desafio de Gigantes Internacional.

Desafio dos Gigantes Internacional. Foto: Alemão Silva

O projeto Desafio dos Gigantes surgiu no auge da pandemia da COVID 19. Sem provas por um longo período, a Avelar SPORTS trouxe um novo conceito para o MTB nos anos de 2020 e 2021, ambos eventos realizados no Bike Chácara Park, em Santana dos Montes (MG).

Os regulamentos de cada etapa já estão disponíveis no site oficial do evento http://gigantesmtb.com.br/, bem como o link para as inscrições.

Últimas