Desafio para os prefeitáveis: cortar as novas secretarias?

19/out 04:19

O prefeito que for eleito já tem um belo abacaxi para descascar, aliás, dois: as secretarias da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras e a de Direitos e Políticas para as Mulheres. As estruturas foram criadas este ano por Bomtempo e aprovadas pelos vereadores. Juntas, somam mais uns 50 cargos em comissão e uma despesa de R$ 4 milhões. Se o eleito quiser enxugar a máquina, vai ficar de saia justa se cortar secretarias destinadas a políticas públicas para minorias. Por outro lado, manter estruturas sem resultados não ajuda nem ao cidadão nem às contas públicas.

Pegadinha

De quebra, Bomtempo ainda pode regulamentar a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda ao apagar das luzes de ser governo e botar a estrutura em funcionamento, já que ela também foi aprovada pelos vereadores. Assim, o eleito, se não quiser a pasta, fica com o ônus de extingui-la.

Dia D do Outubro Rosa

O Ambulatório Escola da UNIFASE, em Cascatinha, vai participar do Dia D do Outubro Rosa, hoje, das 8h às 16h. Haverá atendimento para as mulheres com coleta de preventivo e solicitação de mamografia, para aquelas que estiverem na faixa etária. Além disso, serão oferecidas aulas de defesa pessoal e de forró. Nas salas de espera, as pacientes vão receber informações sobre autocuidado, com foco na prevenção do câncer de mama. Uma advogada vai atender e prestar orientações na parte jurídica. As vagas são limitadas e o atendimento será realizado através de senhas, que serão distribuídas a partir das 8h.

É assim que tem ficado não apenas Itaipava, mas muitos bairros da cidade. Aqui, a situação foi registrada ao lado do Liceu Municipal.

Implosão

E Bomtempo capitaneou uma excursão de membros do seu PSB para ter uma palavrinha com o presidente da legenda, Carlos Siqueira (não é parente!), em Brasília. Choraram as pitangas e questionaram Siqueira sobre o partido ter apoiado no Estado candidatos de outras legendas. Tanto que, em terras fluminenses, o PSB não elegeu ninguém. Ainda que depois tenham posado sorridentes para fotos, dizem que Carlos Siqueira também alfinetou sobre a terceira colocação de Bomtempo.

Aproveitando a viagem

Agendas em Brasília — quaisquer que sejam — sempre acabam em um pulinho no Tribunal Superior Eleitoral, no Supremo…

Será?

A possível candidatura a senador de Claudio Castro era tida como certa no caso de ele não ter impedimentos jurídicos. Como as duas investigações que existiam contra ele no Supremo foram arquivadas, o caminho estaria pavimentado. E muita gente de olho no que sua candidatura poderia catapultar, como as de deputado federal, ambição de vários, como Bernardo Rossi. Eis que Castro disse que não vai concorrer em 2026 e encerrará o mandato de governador e depois vai advogar.

Sei…

A gente não acredita muito nisso, não. Tanto que Claudio Castro está em queda de braço com Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, que já foi seu amigo do peito. E a disputa deles passa por Petrópolis, além de Niterói, cidades com segundo turno. Castro apoia Hingo Hammes, que passou a receber ataques que seriam da tropa de Bacellar.

União inesperada

E ainda Eduardo Paes, que nega, mas vai disputar o governo do Estado, possivelmente tendo Rodrigo Bacellar como principal adversário, tenta cooptar Claudio Castro para uma oposição ao deputado estadual na Alerj. A meta é minar o parlamentar do União Brasil.

A Tribuna FM é a rádio oficial do Car Classics, evento automobilístico no Pátio Petrópolis que rola hoje e amanhã. A exposição dos possantes indoor é organizada pela Garagem 407, a mesma equipe responsável pela Exposição de Automóveis Antigos no Quitandinha.

Debate

Sobre ainda não ter sido marcado um debate neste segundo turno, a assessoria de Yuri Moura disse que o candidato está pronto para o confronto de ideias neste formato. Ele acha válidas as sabatinas, mas acredita que o debate é uma oportunidade de motivar o eleitor, considerando o grande número de abstenções.

Bolão

E tá rolando mais um bolão de apostas sobre o cenário político na cidade. A pergunta é: sem Bomtempo eleito, quanto tempo ficarão órfãos apoiados reeleitos como Junior Paixão e Gil Magno? Porque Junior Coruja já pulou no barco de Hingo. A aposta menos otimista diz que até janeiro. Léo França vai ser líder da oposição dele com ele mesmo.

Contagem

Petrópolis está há 1 ano e 159 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas