Descarte irregular de entulho preocupa moradores do Buraco do Sapo

01/07/2021 19:49
Por Luana Motta

O depósito irregular de lixo na entrada da rua que dá acesso ao Buraco do Sapo se tornou um constrangimento para moradores. Há entulho, restos de obra, lixo verde e pedaços de madeira espalhados no canteiro. Nem mesmo a placa de proibição do descarte de entulho no local com a ameaça de multa, tem coibido a prática. Moradores cobram fiscalização e coleta regular na localidade.

Na manhã desta quinta-feira (1º), uma moradora flagrou o momento em que um passageiro de uma kombi despejavas sacos com terra ao lado da caçamba de lixo doméstico. Mais cedo colocaram fogo em restos de madeira que estavam atrapalhando o acesso a caçamba de lixo. Além do prejuízo da fumaça, há o risco de incêndio florestal, o que também é crime.

O flagrante foi feito nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)

“O pessoal que vem pela BR, loja de material de construção, gente que quer jogar entulho de obra vai e joga do jeito que fica. A gente que mora aqui não consegue chegar na lixeira para jogar o lixo fora. Eu acabo andando mais, saindo mais cedo de casa para poder jogar meu lixo em uma outra lixeira que fica na parte alta da comunidade justamente por não poder jogar ali”, disse a moradora.

 Em resposta a Tribuna, a Prefeitura informou que uma equipe da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) irá ao local nesta sexta-feira para verificar a situação.

O descarte irregular de lixo e entulho é passível de multa de até R$ 800. A Prefeitura ressaltou que a Companhia mantém o serviço gratuito de Disque Entulho. O usuário deve solicitar o serviço ligando para a Comdep de segunda a sexta, entre 8h30 e 17h, através do telefone 2243-7822 e os sacos com entulho, pesando, no máximo 25 quilos, só podem ser colocados para fora no dia marcado e próximo ao horário devidamente agendado. O volume máximo a ser recolhido é de 20 sacos.

*Matéria atualizada às 20h46.

Últimas