Descubra a luz

12/03/2020 12:54

Um certo dia a muitos anos, eu estava dirigindo a noite, então resolvi desligar os faróis do carro e ver se conseguia dirigir por alguns minutos. Foi apavorante. Mesmo em uma noite clara de verão, ao desligar os faróis me senti mergulhando na escuridão sem distinguir a estrada e sem discernir seus traçados. Imediatamente liguei os faróis e o alívio com sensação de segurança retornou.

A metáfora da luz é antiguissima tanto na teologia quanto na filosofia. Não dá pra viajar no escuro. No planeta Terra e na vida, é impossível viver sem luz. A vida está relacionada, ligada inseparavelmente à luz. Todavia hoje quero te convidar a considerar a realidade da luz divina. Na Bíblia diversos textos apresentam a luz divina como norteadora.

O Salmo 119.105 por exemplo afirma, “lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. Ou seja pra caminha na escuridão da noite, e nas oenumbras da vida e do ser, eu preciso de um farol, de uma lâmpada. No Salmo 36:9, por exemplo, diz-se: “graças a tua luz, vemos a luz”; no Salmo 27:1, lemos que “o Senhor é a minha luz e a minha salvação”; ou, ainda, em Isaías 9:2 pode-se ver que “o povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam no vale da sombra da morte uma grande luz resplandeceu”.

Uma referência ao nascimento de Jesus de Nazaré. A luz divina é Jesus. Ele disse , “Eu sou a luz do mundo”. Luz é sabedoria, é conhecimento, é discernimento, é revelação, é o descortinar da realidade. Jesus como Luz, significa que seu ensino, sabedoria e sua “presença” em nossas vidas, nos faz ver e enxergar a realidade do mundo e de nós mesmos. Ele disse, por exemplo: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Nenhuma afirmação na história da filosofia foi tão cheia luz como essa.

Ele afirmou ainda: “de que adianta um homem ganhar o mundo todo e perder sua alma”, outro raio de luz que nos ilumina e nos lembra que somos muito mais que matéria perecível com data de validade. Em outra ocasião ele disse em defesa de uma mulher arrependida flagrada em adultério quando todos os hipócritas a sua volta respiravam ódio e condenação sem nenhuma misericórdia. Então ele lançou outro facho de luz , e desafiou a todos ao dizer: “ quem não tem pecado seja o primeiro a atirar a pedra nela”.

Todos, um a um, largaram suas pedras e se retiraram em silêncio. O espaço é pequeno para continuar. Meu convite hoje a você é que investigue, leia, escave o evangelho e deixe assim a luz de Deus e de Jesus clarearem sua vida, sua mente, sua estrada 

Últimas