Desfile de Luzes em homenagem a colonos terá mais de mil lanternas
Mais de mil lanternas serão distribuídas para o público que vai acompanhar o Desfile de Luzes da 29ª Bauernfest, no feriado do Dia do Colono, 29 de junho. As associações de artesanato da cidade, responsáveis por produzir as lanternas, já estão a todo vapor com os preparativos. Inspirada na tradicional procissão alemã Lanternenumzug (Desfile das Lanternas), a atração marca o início da alta temporada de inverno da Cidade Imperial e homenageia a chegada dos Colonos Germânicos em Petrópolis.
Grupos Folclóricos Alemães e o Clube 29 de Junho vão desfilar pelas ruas com suas lanternas decorativas, saindo às 19h, da Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga,e iluminando as ruas da cidade até chegarem no coração da 29ª Bauernfest, o Palácio de Cristal, onde logo após desfile será realizado o concurso da lanterna artesanal mais enfeitada.
Petrópolis conta com 11 associações de artesanato e cada uma delas está produzindo 100 lanternas – que serão distribuídas gratuitamente ao público, como contrapartida ao espaço que ganharam na festa para venderem seus produtos. A festa vai contar com 10 barracas exclusivas para o artesanato local. “No ano passado o desfile, que foi uma novidade, já foi um sucesso. E este ano decidimos distribuir ainda mais lanternas, porque o público adorou. Para isso contamos com a ajuda das associações de artesanato, que têm sido parceiras da prefeitura em todos os eventos”, destaca a diretora de Turismo e Eventos da Turispetro, Camila Thees.
A associação Uniarte é uma das que já estão com as lanternas prontas. Os artesãos se reuniram na semana passada para produzir o material. “Achei ótima essa parceria, de fazermos as lanternas como contrapartida. Foi uma ideia muito interessante, os artesãos já estão acostumados com esse trabalho”, frisa a presidente da associação, Sonia Regina Moreira.
Além do Desfile de Luzes, o dia 29 de junho, quando é comemorado o Dia da Chegada dos Primeiros Colonos Alemães a Petrópolis, será marcado por diversas solenidades com homenagens àqueles que ajudaram a construir a cidade. Às 9h, a homenagem será no Obelisco; às 10h no monumento Koeler; e às 11h haverá um culto ecumênico no Palácio de Cristal.
A Bauernfest, que acontece este ano de 22 de junho a 1º de julho, também vai contar com os seus tradicionais desfiles, que marcam o início e encerramento da Festa do Colono Alemão, nos domingos, dias 24 de junho e 1 de julho, a partir de 10h.