Deslizamento de pedras: 12 pessoas, sendo duas crianças, seguem desalojadas

05/03/2021 19:04
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

Equipes das secretarias de Defesa Civil e de Assistência Social realizaram o atendimento das quatro famílias atingidas pelo rolamento de blocos rochosos na servidão Pedro Carneiro, no Vale dos Esquilos, na manhã desta sexta-feira (5).

Elas serão encaminhadas para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Retiro e vão receber cestas básicas. Ao todo, são 12 pessoas (sendo duas crianças) que permanecem na casa de parentes. Os imóveis estão interditados pela Defesa Civil.

“É importante que a prefeitura dê a pronta resposta em um caso como esse, em que famílias perderam tudo”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Rosane Borsato. “O objetivo agora é não deixar as pessoas desassistidas”, completa o tenente-coronel Gil Kempers, secretário de Defesa Civil.

Segundo laudo da Defesa Civil, houve um desplacamento rochoso com rolamento de fragmentos no final da servidão. Os blocos atingiram três residências, destruindo parcialmente duas delas. O evento foi, provavelmente, provocado pela dilatação térmica associada a percolação de água nas fraturas do maciço. Estão interditadas quatro residências.

Será definido ainda um perímetro de risco remanescente associado a novos rolamentos. Todas as casas situadas dentro desse perímetro serão interditadas e será recomendada a evacuação das mesmas.

Últimas