Destruição em Nogueira: fenômeno meteorológico arranca árvores e interdita ruas

06/06/2016 19:50

Um fenômeno metereológico, caracterizado por forte ventania e granizo, ocorreu na região do Calembe, em Nogueira, na manhã do último domingo (5). A ventania atingiu o Petrópolis Golf and Country Club, a Vila Hípica e ruas nos arredores. Árvores foram arrancadas, ruas bloqueadas e os locais ficaram sem luz e sem telefone por mais de 24 horas.

O fenômeno aconteceu por volta das 6h20 e durou cerca de 15 minutos, de acordo com trabalhadores dos locais. O céu escureceu e a chuva e as nuvens faziam movimentos circulares, com granizo, segundo Luiz Carlos Carvalho, da manutenção geral do Petrópolis Golf and Country Club. A forte ventania arrancou muitas árvores do clube, fechando passagens. "Com certeza, pelo estragos que fez, os ventos tinham velocidade entre 80 km/h e 100 km/h", afirma o diretor do clube de golf, José Francisco. Ele observa ainda que nada semelhante foi anunciado na previsão do tempo – uma vez que para o funcionamento dos jogos de golf, o clube acompanha fielmente as previsões meterológicas. O clube teve que ser fechado no domingo para reparos e há previsão de que seja reaberto na quarta-feira (8).

A Vila Hípica, que tem cavalos de raça caríssimos, também foi atingida, mas – apesar de uma árvore ter caído em cima de uma baia e quebrado o telhado – nenhum animal ficou ferido. Aldair José da Silva Reis, tratador dos cavalos, já estava trabalhando na hora do ocorrido e conta que os cavalos ficaram muito assustados: "Foi uma coisa de maluco". Luiz  Carlos afirma que o Condomínio que fica ao lado, o Vale do Calembe, ficou com as saídas interditadas por árvores e que os veranistas que vieram no final de semana ficaram "presos". A luz e a rede de telefone só voltaram a funcionar na manhã de segunda-feira (6).

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informa que a chegada de uma frente fria na noite de sábado (4) proporcionou áreas de instabilidade na região, com rajadas de vento e pancadas de chuva forte.


Últimas