Detran diz que mais de 25 mil veículos que circulam em Petrópolis não pagaram IPVA
Cerca de 30% dos veículos que circulam pelas ruas de Petrópolis atualmente estão com o IPVA atrasado. Segundo dados do Detran-RJ e da Secretaria Estadual de Fazenda, 25.606 veículos apresentam inadimplência, sendo que, no mesmo período do ano passado, a estatística era de 24%. O Detran aponta que o atraso na quitação do imposto se deve às mudanças na forma de pagamento que aconteceram no início do ano, logo após as modificações na legislação para realizar o licenciamento anual.
Leia também: Veículo em situação irregular parado em blitz do Detran não será rebocado
Leia também: Posto de vistoria do Detran será mantido no Alto da Serra
Dos 85.766 veículos emplacados em Petrópolis, 60.160 já pagaram o imposto referente a 2019. A última data de vencimento do imposto foi no dia 9 de abril. Um dos importantes fatores que influi nesta estatística em relação à dívida é o impedimento de reboque imediato em blitz, mesmo que conste débito do veículo. Os donos dos veículos que perderam o prazo ficam sujeitos à inscrição dos seus nomes em Dívida Ativa.
Procurada, a Secretaria Estadual de Fazenda informou que, até o momento, a inadimplência do IPVA referente a 2019 em todo o Estado do Rio está entorno de 22% do montante que deveria ter sido pago pelos contribuintes, dois pontos percentuais a mais do que no mesmo período em 2018. O Detran estima que o aumento registrado entre 2018 e 2019 pode estar relacionado ao aumento da frota, e não ao aumento do número de pagantes em si.
Os veículos com as placas com final de 0 a 4 têm até o dia 31 deste mês para passar pela vistoria. Para veículos com finais de placa 5 e 6, o agendamento sem vistoria já está aberto para regularização, e o prazo é até dia 31 de agosto. A retirada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) 2019 deve ser marcada pelo site ou pelo teleatendimento (0800-020-4040 ou 0800-020- 4041).
Após feita a solicitação, os proprietários devem emitir a guia no valor de R$ 202,55 no site do Bradesco e, depois de pago, o motorista poderá fazer o agendamento para a retirada do CRLV em uma unidade de atendimento do Detran. Os veículos cujo licenciamento depende de vistoria continuam com o procedimento normal. Já o licenciamento anual dos veículos de carga, de transporte escolar, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus) continua a exigir a vistoria veicular. Nestes casos, as multas de trânsito vinculadas ao veículo deverão estar quitadas.