Detran oferece descontos de até 40% em pagamento de multas por aplicativo
O Detran-RJ aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com a novidade, a partir dessa sexta-feira (29), os motoristas do Estado do Rio de Janeiro já podem receber infrações dos seus veículos por meio do aplicativo. A nova forma garante ao usuário descontos de até 40% no pagamento de multas emitidas pelo Detran a partir da adesão ao sistema.
Para aderir ao sistema, o usuário deverá fazer o seu cadastro no site do Denatran e baixar o aplicativo SNE no telefone celular, por meio das lojas virtuais Google Play e App Store. Com a adesão, a pessoa deixará de receber as multas do Detran pelo meio físico e receberá todas as notificações do Detran de forma eletrônica.
Ao receber as multas, é possível visualizar todos os detalhes de cada infração no próprio aplicativo. Caso a pessoa assuma a ocorrência e abra mão de recorrer, poderá emitir o boleto de pagamento com desconto de 40%. Caso não opte e queira recorrer, os procedimentos continuam os mesmos. No aplicativo SNE, é possível inserir e/ou excluir veículos a qualquer momento.
“O SNE é uma importante ferramenta tecnológica que vai favorecer o cidadão fluminense. Além dos descontos, as pessoas terão acesso a todas as informações a qualquer momento em seu telefone. Com certeza, é mais uma modernidade a favor do cidadão. Esperamos que o maior número possível de órgãos autuadores faça a adesão”, disse Leonardo Jacob, presidente do Detran.
Ao todo 15 estados da federação e o Distrito Federal já aderiram ao Sistema do Denatran, desenvolvido pelo Serpro – Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal. “Esta adesão é uma grande conquista para o Estado do Rio de Janeiro. O aplicativo facilita a vida do cidadão e o sistema de trânsito”, destacou Maurício José Pereira, presidente do Denatran.
Vale ressaltar que apenas as multas do Detran podem ser pagas neste sistema. As demais notificações de outros órgãos autuadores, como prefeituras municipais, Polícia Rodoviária Federal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER), continuam da forma tradicional, sendo recebidas via Correios. Para serem inseridos no aplicativo, estes órgãos devem aderir ao sistema. O Detran vai oferecer a todos os municípios conveniados a possibilidade de aderir ao sistema. A adesão é facultativa.