Detran se compromete a reforçar agendamentos e faz mutirão para habilitação
A regularização dos atendimentos nos postos do Detran-RJ que funcionam em Petrópolis foi pauta de uma reunião na manhã desta terça-feira (11), entre a coordenadora Especial de Articulação Institucional da Prefeitura (CEAI), Fernanda Ferreira e o vice-presidente do departamento, Leonardo da Silva Morais, junto com o deputado estadual Sérgio Fernandes.
Segundo Fernanda Ferreira, ficou pactuado que o órgão irá reforçar o número de agendamentos e atendimentos para os serviços de Identificação Civil, Habilitação e regularização de veículos. Também serão retomados os atendimentos para emissão as carteiras de visitação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – Seap. Além de regulamentar o atendimento das gratuidades da Fundação Leão XIII.
Mutirão em Petrópolis só para serviços de habilitação
Neste sábado (15/05), o Detran vai oferecer mais de 8 mil vagas para o mutirão de atendimento ao público. O departamento vai disponibilizar serviços de identificação civil, habilitação e veículos, em 87 postos de todo o Estado do Rio. Para respeitar as seguranças sanitárias, o atendimento será mediante agendamento prévio.
Petrópolis, no entanto, só está na lista para os serviços de habilitação. Para quem precisa realizar transferência de propriedade, primeira licença, troca de município, troca de jurisdição, mudança para placa Mercosul, baixa e inclusão de alienação, mudança de cor, blindagem, inclusão de combustível, troca de categoria, alteração de nome/razão social, inclusão de ANTT, alteração de características e 2º via do CRV, o posto estará disponível. Outros locais com os serviços disponíveis são Parada de Lucas, São Gonçalo, Santa Cruz, Vila Isabel, São João de Meriti, Queimados, Paraíba do Sul, Teresópolis, Itaperuna, Angra dos Reis, Búzios, Macaé e Casimiro de Abreu. O atendimento será das 8h às 17h.
Com relação aos serviços de habilitação, como primeira habilitação, renovação de CNH, mudança de categoria, adição de categoria, alteração de dados e troca de CNH permissão para definitiva (PPD) serão disponibilizados das 10h às 16h, nas seguintes unidades, incluindo a do Alto da Serra e a de Itaipava:
- Petrópolis,
- Itaipava,
- Américas Shopping,
- Angra dos Reis,
- Barra da Tijuca (Aerotown),
- Barra Mansa,
- Bom Jesus do Itabapoana,
- Campos dos Goytacazes II (Shopping Estrada),
- Itaboraí Plaza,
- Itaguaí,
- Itaocara,
- Jacarepaguá,
- Japeri,
- Largo do Machado,
- Maré,
- Méier,
- Mendes,
- Miracema,
- Nilópolis,
- Niterói Fonseca,
- Nova Iguaçu,
- Penha,
- Piraí,
- Rio das Ostras,
- Santo Antônio de Pádua,
- São Gonçalo (Neves),
- São João de Meriti,
- São Pedro da Aldeia,
- Sede (Centro do Rio),
- Sulacap,
- Vassouras,
- Via Brasil,
- Vila Isabel,
- Volta Redonda,
- West Shopping.
Veja os locais disponíveis para a emissão da primeira e segunda vias de identidade. Petrópolis não terá atendimento, e as unidades mais próximas serão as da capital, além de Magé, Niterói, Paraíba do Sul e Três Rios:
- Sede (Centro do Rio),
- Araruama,
- Belford Roxo,
- Cabo Frio,
- Cambuci,
- Campo Grande,
- Comendador Levy Gasparian,
- Conceição de Macabu,
- Duas Barras,
- Engenheiro Paulo de Frontin,
- Itaguaí Shopping Mix,
- Italva,
- Itaocara,
- Itaperuna,
- Japeri,
- Macaé,
- Macuco,
- Magé,
- Maricá,
- Mesquita,
- São Gonçalo (Neves),
- Nilópolis,
- Niterói Shopping,
- Paraíba do Sul,
- Parque Shopping Sulacap,
- Quissamã,
- Resende Shopping Mix,
- Santa Cruz (Cesarão),
- São João de Meriti,
- Shopping Via Brasil,
- USD Três Rios,
- Valença,
- Volta Redonda,
- West Shopping,
- Barra do Piraí,
- Campos dos Goytacazes (Shopping Estrada),
- Shopping Downtown,
- Copacabana,
- Miracema.
Na sede do departamento, no Centro do Rio, e nas unidades de Belford Roxo, Campo Grande e Shopping Via Brasil, também será oferecida a emissão da carteira SEAP. O atendimento será das 8h às 16h. As unidades localizadas em shoppings funcionarão das 10h às 16h.
O departamento reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação ou atrasos, para que não ocorram filas e aglomerações. O departamento pede ainda a colaboração dos usuários para que não levem acompanhantes aos postos e que respeitem os protocolos sanitários.