Deus quer ajudar

15/12/2018 13:05

Eu e Lukman, que vai fazer quatorze, havíamos feito juntos algumas canções. Lucas, com uns nove, dez anos, criava melodias ao piano. Eu metia uma letra, e na deliciosa parceria íamos ajustando em acordo música e palavras. Compusemos, dentre outras, uma doce canção de ninar para a Lia e uma suave oração chamada “Pai de Amor”. Bem nos têm servido em nosso momento de oração familiar noturna. Um dia, veio a linda surpresa. Liaflor, que tinha uns cinco anos (vai fazer sete), pegou o violão. Começou a tocar, lá do seu jeito. Melhor que isso, começou a improvisar. E fez, sozinha, música e letra de uma pequena canção. O próximo parágrafo traz a letra, integralmente dela.

“Deus quer ajudar. Com Ele você pode contar. Ele te fará dormir e sonhar. Smack, smack, smack” (Três estalos de beijos, cada um numa nota musical diferente). Daí repete a canção. Após a segunda sequência de três beijinhos, vem uma fala sussurrada em “diminuendo” que deseja: “bons sonhos… bons sonhos”. Claro que essa cançoneta se transformou logo num dos hits familiares. Sempre a cantamos, com a Lia corrigindo a última fala, que exige entonação muito própria, que só ela consegue recitar corretamente, abençoando nossas noites.

Mas o que me interessa nessa crônica é repartir com você a preciosidade teológica que, volta e meia, quando me vem desânimo ou dificuldade, a canção de Liaflor me recorda. Deus quer ajudar. Na vida, gostamos de posar de autossuficientes. Mesmo em momentos de dificuldades, queremos dar pinta de que estamos no controle. Às vezes estamos desmoronando por dentro, mas exibimos falsa aura de invencibilidade. Como uma ruína encapada. Quando vem a primeira trinca na fachada de maquiagem, tudo desaba e ficamos nus perante o mundo, sem norte em nossa miséria e desespero. Mesmo assim, quando já na lama, há aqueles de nós que hesitarão em pedir ajuda. Pedir ajuda exige humildade. Aceitar ajuda exige humildade. Dizer que somos incapazes de dar conta da nossa própria vida exige humildade. 

Pois Deus mandou à Terra esse pequeno anjo que tirou do seu coraçãozinho de cristal essa mensagem tão profunda e verdadeira. Deus quer te ajudar. Ele não vai te decepcionar. E não só isso. Ele vai te dar descanso, diz a Lia. E mais. Vai te dar sonhos, declara a pequena. E vai beijar tuas faces como um Pai amoroso, que recebe um filho caído para o restituir à sua dignidade.

A Lia até sabe alguns versículos bíblicos. Mas ela revela uma teologia de trechos que ela sequer conhece a não ser com sua alma que Deus iluminou. Em Isaías 41:13, Ele diz: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te segura pela mão direita e te diz: Não temas, porque eu te ajudarei”. Ou ainda: “Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28). E ainda: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro (ajuda) sempre presente (com Ele você pode contar) na angústia” (Salmos 46:1). E em Joel 2:28, o profeta prevê que Deus dará sonhos aos velhos e visões aos jovens.

Nessas vésperas natalinas, a Lia me inspirou a dizer hoje a você, que sofre e tem carregado angústias, cansaço e dor, sofrido injustiças e desânimo. Cristo veio ao mundo ser o elo completo, Emanuel, a ponte perfeita, Deus Conosco, a ajuda acabada a cada um que nEle crer. Entregue o coração a esse Deus que quer te ajudar e que não te abandonará, porque “com Ele você pode contar”. Aceite Jesus, que te dará descanso real e sonhos que se realizarão!

 denilsoncdearaujo.blogspot.com

Últimas