Dez meses após a tragédia, Caxambu permanece sem intervenções

29/12/2022 20:34
Por Enzo Gabriel

Dez meses depois, o bairro Caxambu, uma das regiões mais afetadas pela tragédia do dia 15 de fevereiro, permanece sem intervenções. De lá para cá, as vias foram desobstruídas, mas intervenções relacionadas à estrutura não ocorreram.

Rogério Wayand, morador do bairro, conta como tem sido a vida na área após a tragédia: “Estamos há 10 meses aguardando os reparos na galeria de rede de esgoto e pluvial. Vieram aqui, após várias reclamações, e começaram a mexer no calçamento. Em agosto, arrumaram a entrada da vila e largaram como está até hoje. Semana passada, mais uma parte da rua afundou e nós, moradores, tivemos que jogar entulho no buraco para podermos passar com os carros. Estamos lutando para que o Governo do Estado faça a contenção de encosta, mas, até agora, nada.”

“Sinceramente, estamos abandonados pelo poder público. Só se preocupam em arrumar o Centro, onde os turistas frequentam. Nos bairros, não estão nem aí. Só aparecem em época de eleição para pedir voto e depois somem.”, desabafa Rogério.

No bairro, vários pontos foram atingidos e aguardam por intervenção. A Secretaria de Infraestrutura e Obras do Governo do Estado foi questionada sobre o assunto, mas não respondeu até o fechamento da matéria.

O que diz a Secretaria de Infraestrutura e Obras do Governo do Estado

A Seinfra informou que as contenções das ruas Uruguai e 1º de Maio e Avenida Paulista estão em fase de finalização dos editais para a licitação. Já as intervenções na Estrada do Paraíso, no Sargento Boening; na Travessa Vasconcelos, na Vila Vasconcelos; na Chácara Flora; e na Rua Bartolomeu Sodré, no Caxambu, devem ter os editais de licitação liberados nos próximos dias.

A Secretaria destacou que já investiu mais de R$ 255 milhões em obras emergenciais e que prevê mais R$ 147 milhões em outros projetos como contenção e drenagem na Rua 24 de Maio, Rua Nova e Rua Teresa, que já estão em fase de conclusão e serão entregues em breve.

Também citou a realização de outras obras como na Washington Luiz, Avenida Portugal e Pedro Ivo, onde as intervenções já estão em reta final. A pasta também destaca as obras no Túnel Extravasor, que estão com 60% das intervenções concluídas.

**Matéria atualizada às 08h30 para inclusão da resposta da Secretaria de Infraestrutura e Obras

Últimas