Dia D dá oportunidades de inclusão a pessoas com deficiência
O Detran-RJ promoveu na última sexta-feira (27), em todo o Estado, o Dia D para atendimentos exclusivos de pessoas com deficiência. A ação busca promover inclusão de pessoas em tais condições, que puderam fazer o documento de identificação civil sem agendamento. Além disso, o órgão realizou inscrições para 100 vagas do curso de Cidadania Sobre Rodas, que dá aulas gratuitas de direção, em carros adaptados, para que deficientes obtenham a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Esta foi a segunda edição do Dia D, que aconteceu em ambas as unidades do Detran em Petrópolis – no Centro e em Itaipava. Quem foi emitir o documento precisou apresentar um laudo médico original, com Código Internacional de Doenças (CID) indicando qual a deficiência, e também a certidão de nascimento, sendo a original e uma cópia. “É muito bom pra gente isso, porque muitas vezes a gente não consegue nem mexer no computador pra marcar de vir fazer o documento. Hoje eu consegui vir e resolver o que precisava. Achei muito legal”, disse o aposentado Antônio Carlos de Mello, de 68 anos e que possui dificuldades motoras.
Já quem procura se candidatar ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas, precisa levar a original e cópia da Cédula de Identidade; do CPF; do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone); e de um laudo médico recente, contendo a CID e especificando tipo e grau da deficiência. Caso não possa apresentar a documentação, a pessoa deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo.
Após a abertura do processo, o interessado deve realizar os exames solicitados pelo Detran (clínico, oftalmológico e psicológico) e fazer a perícia médica. Depois deve procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) parceiro do programa Cidadania Sobre Rodas, para então fazer as aulas teóricas com carga horária de 45 h/aula. Após a conclusão, o aluno deverá solicitar na autoescola o agendamento da avaliação teórica. Se aprovado, o candidato deverá apresentar a Caderneta de Exames no CFC DETRAN/RJ, para cadastramento no sistema e agendamento de suas aulas práticas de direção veicular, por meio do Programa Cidadania Sobre Rodas.