Dia D de Inclusão: empresas oferecem vagas de emprego para deficientes
A gerência regional do Ministério do Trabalho em Petrópolis irá realizar, no próximo dia 10, o Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs) e Reabilitados do INSS no mercado de trabalho. O evento, irá acontecer de 9h às 16h, na Universidade Católica de Petrópolis, Rua Benjamin Constant, nº 213 – Centro.
Segundo Marcelo da Silveira – Pró Deficiente (PSB), 15 empresas já confirmaram participação no evento: GE Celma, UCP, Armazém do Grão, Terê Frutas, Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Cervejaria Cidade Imperial, Hospital Santa Teresa, SMH, Hospital Unimed, CIEE, Carl Zeiss, Editora Vozes, Braziline, Setranspetro e Sanatório Oswaldo Cruz.
“A intenção do Dia D é incentivar as empresas a abrir vagas para pessoas com deficiência e se adaptar às exigências da Lei. É preciso destacar que o beneficiário do Benefício de Prestação Continuada, desde 2011, pode ingressar no mercado do trabalho tendo suspenso o BPC, ou seja, sem perder o benefício. Em caso de perda do emprego ou fim da atividade remunerada, basta ir à agência do INSS e comprovar que não está mais trabalhando ou que encerrou o período de recebimento do seguro desemprego. Com isso, o benefício é reativado normalmente, sem a necessidade de fazer nova requisição nem passar pelas avaliações médica e social do INSS”, frisa Marcelo, que é presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso da Câmara de Vereadores.
Segundo a legislação, todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2 e 5% de suas vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência. As empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar, obrigatoriamente, 2% de suas vagas para pessoas com deficiência; entre 201 e 500 funcionários, 3%; entre 501 e 1000 funcionários, 4%; empresas com mais de 1001 funcionários, 5% das suas vagas.