Dia da Gestante: autonomia e rede de apoio são importantes para uma gravidez tranquila

15/ago 17:24
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A gestação é um momento especial na vida de uma mulher, porém, é também uma fase de muitas dúvidas. “Como será minha gestação? Está tudo bem comigo e com o bebê? E quando ele nascer, vou saber como cuidar?” são algumas das questões que preocupam as grávidas. Sabendo dessa demanda e de como informações corretas são importantes para uma gestação tranquila, o Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP oferece um curso para gestantes gratuitamente. São ministradas 4 aulas sobre cuidados com a higiene, a amamentação, o parto e o puerpério. Além disso, as mães também aprendem quais são os sinais de alerta em relação à saúde do bebê, com ênfase na manobra do desengasgo.

“Queremos passar uma informação segura, porque apesar da internet e das redes sociais, ainda temos muita desinformação. Nós também buscamos agregar outros temas como o curso de Shantala, onde os alunos de extensão da UNIFASE/FMP vêm ensinar essa técnica de massagem em bebês aqui com as mães, e também arte gestacional”, destaca Aline Furtado, enfermeira da Saúde da Mulher e professora da UNIFASE.

O curso existe há 19 anos e já atendeu aproximadamente 6 mil mulheres nesse período. Atualmente, a equipe ainda conta com uma doula voluntária e uma enfermeira residente em obstetrícia.

Esperando o primeiro filho, José, a engenheira civil Pâmela Alves, grávida de 35 semanas, disse que está gostando muito do curso. 

“Essa é minha segunda aula e é tudo muito didático. A gente já vem com um mínimo de conhecimento por conta de algumas pesquisas feitas na internet, mas algumas informações não são verdadeiras. Aqui temos profissionais que nos auxiliam, é possível tirar dúvidas, além de trazer outros conhecimentos que a gente nem tem noção. Estou na reta final da gravidez e tenho aprendido muito”, disse Pâmela.

No mês em que se comemora o Dia da Gestante, a enfermeira residente em obstetrícia, Mayara Guimarães, ressalta que é fundamental que a grávida tenha autonomia e conte com uma rede de apoio durante a gestação e o puerpério.

“É uma troca. Elas trazem as dúvidas, trocam opiniões. Esse que é um diferencial, para além do conhecimento. Tudo que é ensinado aqui faz com que elas cheguem na hora do parto mais tranquilas”, finaliza Mayara.

Para participar do curso não é necessário agendamento prévio. As aulas são ministradas toda terça-feira, às 14h, no Ambulatório Escola, que fica na Rua Hyvio Naliato n°899, Cascatinha.

Últimas