Dia dos namorados deve movimentar R$ 807 milhões na economia do Estado

06/06/2022 17:39
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Uma pesquisa da Fecomércio RJ mostra que o Dia dos Namorados vai movimentar R$ 807 milhões na economia fluminense. De acordo com o Sicomércio – Sindicato do Comércio Varejista – nesta semana a tendência é de melhora nas vendas, também em Petrópolis, porque os consumidores costumam deixar a compra dos presentes para última hora.

A sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita entre os dias 25 e 30 de maio, com 446 consumidores do estado do Rio de Janeiro, mostrou que 55,6% dos entrevistados pretendem presentear alguém no Dia dos Namorados, contra 44,4% que não têm intenção de comprar algo. Outro levantamento, feito pela NielsenIQ, mostrou que os brasileiros pretendem investir bem mais nos presentes neste ano, superando em 74% os gastos feitos em 2021.

“Acreditamos em um aumento significativo que supere, inclusive o Dia das Mães, quando as vendas registraram aumento de 20%. Esse cenário positivo é uma tendência que já vem sendo comprovado pelas pesquisas. As pessoas estão se sentindo mais confiantes e querem agradar, levando em consideração que, por dois anos, por causa da pandemia, os encontros, celebrações e festas ficaram parados. A retomada terá continuidade nos próximos meses, ainda que possa parecer discreta, mas, fazendo diferença para os empresários”, afirma o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.

Ainda segundo a pesquisa da Fecomércio RJ, as roupas são as preferidas da maioria, com 41,5%, seguidas de perfumes e cosméticos, com 28,6%, e calçados e bolsas, com 28,2%. O gasto médio com os presentes deve ficar em torno dos R$ 187, movimentando R$ 807 milhões na economia fluminense. No ano passado, o gasto médio ficou em R$ 192 e a movimentação financeira foi de R$ 772 milhões. 52,4% dos consumidores entrevistados disseram que pretendem comprar os presentes em lojas físicas, enquanto 24,2% em lojas virtuais. 23,4% afirmaram que pretendem comprar em ambos.

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