Dia Internacional da Mulher

10/03/2020 14:22

No dia 8 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e, aproveitando esta data, gostaria de utilizar do espaço desta coluna para falar da importância de todas nós na política. A atividade, por anos, foi considerada algo pertencente apenas ao universo do homem. Porém, com o tempo, vamos conquistando o nosso espaço e mostrando que somos capazes de mudar a realidade da nossa cidade, do Estado e do país. 

Mas, ainda com as mudanças que temos na atualidade, é necessário que esse lugar da mulher na atuação política seja ampliado. A nossa força de vontade e nossa forma de pensar são singulares, algo que é completamente necessário na atualidade. Quando falamos de renovar e mudar a forma de fazer política, temos que pensar que a real transformação pode se encontrar na ampliação das mulheres em posições de liderança. 

Não desqualificando a capacidade dos homens, mas pensando que nós temos muito a adicionar na política. Hoje, a exemplo da falta de paridade entre os gêneros, temos pouca participação feminina na Câmara, algo que espero que mude em um futuro breve. Temos as mesmas capacidades dos homens, mas precisamos permanecer unidas para que possamos demonstrar a nossa capacidade. A união das mulheres em prol desta transformação pode ser significativa e o nosso município só teria o que ganhar com essa unidade. 

Precisamos pensar em um futuro juntas, buscando todos os nossos objetivos em comum. Acredito que, sim, podemos mudar o mundo se quisermos. Está tudo em nossas mãos! Somos aquelas que, por anos e anos, não tínhamos o direito do voto e, hoje, somos a maioria do eleitorado. Somos pessoas que administram empresas, delegacias, lares. Estamos em todos os lugares e sempre buscamos o melhor para aqueles que dependem de nós: Faz parte da nossa essência! 

Deste modo, neste 8 de março, uma data tão emblemática, precisamos pensar em como nós queremos nos colocar no cenário que se apresenta no horizonte. Há muito trabalho que precisamos fazer, principalmente na área da segurança. Ainda vivemos em um município onde nós temos números alarmantes em relação à violência contra a mulher. É necessária uma ação séria, principalmente com a proximidade ao Governo Estadual, para a diminuição destes números.

Eu acredito que esse 2020 pode ser um momento para transformarmos a forma que observamos a nossa cidade. Mas para isto se concretizar, precisamos estar mais unidas do que nunca. É muito complexo ser a única mulher na Câmara, são inúmeros desafios e, no meio político, é necessário passar por provações constantes. 

Ainda há muito machismo sistêmico em nossa sociedade, e acredito que, para combater de forma voraz essa forma de pensar, precisamos lutar pela paridade entre os sexos. Precisamos de mais representação feminina em nossa Casa Legislativa. Mas isso não se limita em um simples pensamento de cotas ou algo do gênero. Devemos mostrar que temos tantas mulheres capazes quanto existem homens. Precisamos mostrar que o nosso sexo não é sinônimo de inferioridade. E, valorizando os aspectos meritocráticos, é importante valorizarmos aquelas mulheres que fazem a diferença para a sociedade como um todo. Neste 08 de Março de 2020, precisamos de mais mudanças.

Últimas