Dias mais quentes abrem a temporada das cachoeiras e poços de Petrópolis
Começa amanhã a estação mais quente do ano. Apesar dos dias ensolarados, o verão é a estação em que ocorrem mais chuvas. Neste ano, a meteorologia garante que não haverão alterações bruscas de temperatura. Dias muito quentes, e chuvas comuns para o período na região sudeste. Boa notícia para quem é fã da estação e gosta de curtir um poço ou cachoeira. Petrópolis é sortida de atrativos para quem quer se refrescar.
No Parque Nacional da Serra do Órgãos (Parnaso) há diversas opções. Tem o Circuito das Bromélias – onde tem cinco piscinas naturais, destes, o Poço Paraíso é o mais visitado. Para quem gosta de cachoeiras tem a Véu da Noiva e a Andorinhas. Todas com acesso através de trilhas sinalizadas e com níveis de esforço leve a moderado. Excelente opção para as pessoas que querem ter contato com a natureza. O parque fica na Estrada do Bonfim, em Corrêas.
Cachoeira da Macumba, na BR-495, estrada que liga Petrópolis a Teresópolis, o Poço do Pinheiral, na Estrada do Bonfin, e a Cachoeira do Caxambu, na localidade do Caxambu, são belos atrativos que podem ser visitados por toda a família. Não tem desculpa para o petropolitano não aproveitar os dias quentes na cidade.
Todas as opções de diversão são apreciadas por turistas e moradores, mas antes de sair de casa é importante tomar alguns cuidados. Se a previsão for de chuva, é melhor deixar o passeio para um outro dia. Com as fortes chuvas que costumam ocorrer no fim da tarde, o nível dos rios fica elevado. O volume de águas nas cachoeiras também é maior e pode aumentar o risco de afogamentos. Os banhistas devem tomar cuidado com a correnteza que pode até arrastar uma pessoa.
O verão chega sem grandes surpresas
A estação começa amanhã às 14h28 e vai até o 13h15 do dia 20 de março de 2018. Hoje acontece o solstício do sol, o dia mais longo do ano, que possui mais horas de sol. A previsão para a estação é que o clima fique estável.
Segundo o meteorologista Diogo Arsego, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a variação de temperatura nestes meses não deve fugir do habitual para a estação. No entanto, o período mais chuvoso ocorre no próximo mês. Fevereiro e março serão meses mais secos, com períodos de chuva mais espaçados. Com a sequência de dias sem chuvas, a tendência é que o clima fique mais elevado nesses meses.