Dietas sem radicalismo ou tabus

30/04/2023 08:00
Por Prof. Luiz Carlos Moraes

Corantes, aromatizantes e conservantes são apenas parte dos produtos químicos encontrados nos alimentos ultraprocessados que PODEM desencadear câncer, doenças neurológicas e alergias. Zanin, T. (2020). Veja bem, eu disse PODEM, porque o câncer e outras doenças são multifatoriais. O fator que pesa bastante é o desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose). O consumo FREQUENTE de alimentos industrializados é que pode desencadear câncer e outras doenças. Então o que comer? Você pode optar por vegetarianismo, veganismo ou flexibilizar entre uma e outra. 

A Sociedade Brasileira Vegetariana (2012) considera vegetariano o indivíduo que exclui todos os tipos de carne, aves, peixes e seus derivados, podendo ou não usar laticínios ou ovos. A alimentação dos ovo-lacto vegetarianos é baseada em cereais, leguminosas, hortaliças, frutas, amêndoas, castanhas, laticínios, ovos excluindo carne, peixe e aves. Também tem as opções de dieta da linha semi vegetariano ou flexitariano, que consomem carnes até uma vez por semana ou excluem apenas carnes vermelhas. 

O pescetariano exclui todas as carnes, exceto peixes e frutos do mar. O fato é que, atletas de alto rendimento como Novak Djokovic (tenista), Venus Williams (tenista), Lewis Hamilton Fórmula (piloto fórmula 1), Macris Carneiro (Vôlei), entre outros, se declaram adeptos dessas dietas. Suas performances são incontestáveis. 

No serviço de “streaming” tem uma série chamada “Dieta dos Gladiadores” que vale a pena assistir e refletir. Em tese, o vegetarianismo provoca alta ingestão de carboidratos, fitoquímicos, antioxidantes, glicose/glicogênio auxiliando principalmente a capacidade aeróbica, Nieman et al (2018). Proteínas vegetais ou animais no treinamento físico produz efeitos similares, o que descarta defesas apaixonadas de ambas as partes, Babault et al. (2015). Conclui-se que a carência de uma dieta pode ser compensada com a outra ou suplementada, por que não? Fato. Consulte o seu nutricionista para formular a sua dieta, sem tabus ou radicalismo. Não são poucos corredores (as) vegetarianos/veganos que correm bem. Qual a sua dieta ideal? Prof. Moraes

Literatura Sugerida: 1) GARCIA, Cassiano Inácio. O veganismo na performance do atleta de alto rendimento: uma revisão. 2021. 2) CORREA, Alan Almeida et al. Dieta vegetariana no esporte e o desempenho dos atletas. 2021.

Últimas