Direto da Alemanha para o Brasil, jovem ajuda a comandar food truck

30/06/2016 09:00

A gastronomia é um dos atrativos mais badalados da Bauernfest, maior evento da cidade, que homenageia a cultura alemã e atrai tanto petropolitanos, quanto turistas. Foi pensando nisso que o casal Simon Jochemczyk e Nina Lempek resolveram firmar uma sociedade com um colega petropolitano para oferecer o melhor da cozinha daquele país na festa. E assim surgiu o Food Truck Curry Wurst Wagen, que está localizado na Rua Alfredo Pachá e oferece os melhores quitutes da culinária alemã. O diferencial, segundo a dupla, é que os molhos são originais. Simon nasceu na Alemanha e Nina é brasileira, de Florianópolis, mas morou 25 anos em diversas regiões do país europeu. Há cerca de um ano e meio eles vieram para o Rio e estão morando no bairro Santa Teresa. 

Nina é chef de cozinha e, na Alemanha, trabalhou em restaurantes e também em festas de vilarejos, que explicou que são eventos parecidos com a Bauernfest. Já Simon trabalhou em uma empresa de bebidas e também na área de marketing, mas também gosta de cozinhar. Ele contou que a mãe, que ainda mora na Alemanha, trabalha com uma espécie de bufê, que eles chamam de “catering” que, em inglês, significa refeições. O casal adotou o mesmo tipo de negócio no Rio e, atualmente, atende a pequenos eventos, de até 100 pessoas, com os pratos que produzem.

Simon comentou ainda que quando chegou ao Rio, o primeiro amigo que encontrou foi um petropolitano, que é o sócio no Food Truck. Nina já conhecia Petrópolis e Simon veio pela primeira vez e se identificou. “Gosto desse ambiente de construções antigas, da natureza e também da vista de quando subimos a serra”, disse. Para os 10 dias de Bauernfest, eles acabaram alugando um apartamento próximo da festa. Sobre o movimento, contaram que os primeiros dias foram bem intensos. Mas ontem, durante o feriado, estava mais devagar. 

A chef disse ainda que achou curioso o fato de que as festas na Alemanha oferecem diversos tipos de culinária e entre os alimentos tem até pizza, que é tradicional da gastronomia italiana. Enquanto a Bauernfest explora exclusivamente a cozinha alemã. Disse ainda que lá as comidas típicas, como o próprio salsichão, são vendidos em bares e lanchonetes tradicionalmente. 

Ainda sobre as diferenças entre o povo brasileiro e o alemão, Simon afirmou que acha as pessoas mais felizes por aqui. “Elas são mais leves. Na Alemanha, são bem sérias, dependendo do lugar”. Apaixonado pelo Rio e pela comunidade de Santa Teresa, contou que o que mais chamou a atenção foi a beleza do lugar e a história que carrega. 



Últimas