Diretora do Fed diz que adoção de estimulos fiscais representa risco de alta à inflação nos EUA

05/abr 14:30
Por André Marinho / Estadão

Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman alertou nesta sexta-feira, 5, que a adoção de mais estímulos fiscais nos Estados Unidos ou o aumento de gastos públicos poderia impor riscos de alta à inflação. Em evento em Nova York, a dirigente afirmou que as medidas têm o potencial de ampliar a produtividade, mas também de elevar a demanda agregada e, assim, alimentar pressões inflacionárias.

Bowman chamou atenção para o quadro na inflação de serviços de habitação. Segundo ela, o fluxo crescente de imigrantes pode aumentar os alugueis. “Existe também o risco de que a continuação do aperto no mercado de trabalho e a da forte demanda por serviços possam conduzir a uma inflação subjacente persistentemente mais elevada nos serviços”, acrescentou.

Para a integrante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), as leituras de inflação nos EUA nos últimos dois meses sugerem que o progresso em direção à estabilidade de preços será irregular e pode estar desacelerando, particularmente para serviços.

De qualquer forma, Bowman reforçou que ainda espera um contínuo declínio da inflação ao longo deste ano, ainda que o processo deva ser mais lento que no ano passado.

Últimas