Disponibilização de álcool em gel em estabelecimentos comerciais é alvo de fiscalização do Procon
A equipe do Procon Petrópolis saiu às ruas ontem para notificar os estabelecimentos comerciais quanto à disponibilização de álcool em gel aos seus clientes. A medida, além de ser uma exigência prevista em lei, também é uma medida de prevenção contra a propagação do Covid-19, o coronavírus.
A notificação é de adequação à lei. Porém, em até duas semanas as equipes de fiscalização estarão nas ruas para verificar se existe o atendimento à lei. O Procon também solicitou à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e ao Sicomércio que divulguem aos associados a necessidade de disponibilizar o álcool em gel. Também devem se adequar os bancos, os hotéis, restaurantes, bares e similares.
“O primeiro passo é orientar, que é o que estamos fazendo agora. Após esse período vamos fiscalizar e as empresas que não estiverem adequadas irão ser autuadas. Há uma necessidade urgente de que seja feita essa adequação, visto a questão da propagação do coronovírus”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.
O Procon também já está nas ruas fazendo um levantamento sobre valores cobrados pelas farmácias em máscaras e álcool em gel. “Não será tolerado em nossa cidade que o comércio se aproveite de uma situação de receio e medo da população”, completa.
Leia também: Procon orienta comerciantes do Centro sobre lei das sacolas plásticas biodegradáveis