Disque 180 vai receber denúncias de violência contra a mulher na política

21/09/2020 02:00

Mais mulheres

Até que enfim as mulheres começaram a se destacar no cenário político local. Partisans estão felizes com maior participação das mulheres nas chapas majoritárias. O PCdoB tem Lívia Miranda, candidata a prefeita. E mais três partidos têm mulheres como vice: Angela Santos (PSL), Endgie Paquiela (Republicanos) e Vera Antoun (coligação PDT e PV).

Ligue 180

Falando em mulheres dicas para as candidatas em Petrópolis, em especial para vereadoras. O Ligue 180 está funcionando para receber denúncia de violência política contra a mulher. Quer um exemplo? O partido te quis como candidata apenas para formar a cota obrigatória de mulheres. Vai te dar 1.000 santinhos e mandar se virar. Vocês podem denunciar… As denúncias serão enviadas ao Ministério Público Eleitoral.

Temas da cidade

Sobre os temas que mais envolveram os petropolitanos neste final de semana fomos às redes sociais dos queridos candidatos a prefeito ver o que estavam falando (propondo, providenciando, lamentando, culpando…) sobre queimadas e tumulto na 13 de Maio. Nas redes sociais o prefeito Bernardo Rossi disse que quando viu as fotos ficou surpreso com as aglomerações na 13 de Maio. Ramon Mello foi ajudar a apagar o fogo em Itaipava e, é claro, fez uma selfie. Vieira Neto parabenizou os bombeiros de Petrópolis. Marcos Novaes falou do Pantanal. E o restante não tocou nos assuntos do momento.

13 de Maio

O problema nunca foram os bares e restaurantes. A baderna se dá com grupos que ficam nas calçadas e nem consomem artigos do local. Já trazem “o quente” enrolado em sacos de papel. E já chegam no grau também. O local é apenas o point para as brigas.

Dica para nossos candidatos: a candidata à prefeitura de Ribeirão Pires, Marisa da Casas Próprias (Solidariedade), viralizou após ter seu vídeo sobrevoando a cidade divulgado em redes sociais. Ela faz o “voo” acompanhada de uma foca, a “Fofoquinha”, personagem que criou para contracenar nesta luta contra o mal.  Link do vídeo aqui.

Foi mais, gente!

Desde 1999, quando estourou primeiro escândalo de desvio de dinheiro, ainda no governo Garotinho, o Estado do Rio já teria sofrido com golpes que somam R$ 6 bilhões. Considerando um escândalo atrás do outro, a gente acha que foi mais…

Puro pangaré

Bondosos que somos, também vamos aconselhar aos candidatos a prefeito a não falarem em “chapa puro sangue” considerando aqueles que escolheram vices absolutamente desconhecidos, aos 45 do segundo tempo porque não conseguiram uma coligação boa.  

Carreatas

Falando em corpo a corpo, com a pandemia uma outra praga vai assolar as eleições deste ano: as carreatas.  Na verdade, as “correatas”, que são aquelas em que os candidatos passam batido nas comunidades porque, afinal, a campanha é de apenas 45 dias.

Educação

Vereadores articulam uma reunião entre escolas particulares e prefeitura. Na pauta alguma flexibilização. Temem que haja fechamento de escolas, demissão de funcionários e ainda sobrecarga da rede municipal em 2021 com a transferência de alunos para o município.

Sem cobradores

O Ministério Público vai dar uma olhada no caso de um acordo entre sindicatos patronal e dos funcionários, acordo que permite que 80% da frota rode sem cobradores.  O acordo, ainda que exista uma lei que proíba, teria sido firmado sem ao menos a participação da empresa reguladora do sistema, no caso a CPTrans.

Ainda a Covid-19

Cascatinha tem quase dois mil casos de Covid-19 e 75 mortes e é um dos lugares com mais aglomeração na cidade. Tá um fervo o bairro nos mercados, lanchonetes, nas ruas, trânsito a mil, uma coisa de outro mundo.

Abertos faz tempo

Ministérios públicos estadual e federal divergem da prefeitura sobre os números que levaram o poder público a flexibilizar o funcionamento dos bares a partir de hoje. Partisans, no entanto, não podem deixar de observar que os bares em questão são esses de gente bacana, né? Porque nas comunidades as biroscas estão a pleno vapor deste sempre. Nestes locais é outra realidade….

Com imagem de Fabiano Lopes, o esforço dos Bombeiros, pegando água das piscinas para apagar o fogo no Vale dos Esquilos

Últimas