Disque Antirracista é lançado em Petrópolis
Denúncias de ataques racistas podem ser feitas pelo número 0800-024-1000
Petrópolis passa a contar agora com o serviço de Disque Antirracista. Através do telefone 0800-024-1000, a população pode realizar denúncias de ataques e crimes racistas na cidade. Além desse serviço, o município também ganha um Núcleo de Atendimento Antirracista, que vai prestar serviço psicológica, assistencial e jurídica.
O Núcleo vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (Copir), na Avenida Koeler, no Centro da Cidade – prédio anexo a Prefeitura de Petrópolis.
Tanto o Núcleo de Atendimento Antirracismo, quanto o Disque Antirracismo começam a funcionar nesta segunda-feira (21).
Personalidades Negras 2022
Os dois serviços, foram lançados oficialmente na Festa Afro Ubuntu, que visa celebrar o dia da Consciência Negra, comemorado neste domingo (20). Se apresentaram no evento nomes com MV Bill e Leci Brandão. A abertura da Festa, também contou com a premiação das Personalidades Negras 2022. O prêmio é entregue aqueles que se destacaram no enfrentamento ao racismo, na promoção da igualdade racial e na preservação e disseminação da cultura Afro-brasileira.
A curadoria dos indicados para o prêmio foi realizada por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da comissão organizadora da Festa Afro Ubuntu. São ao todo oito categorias.
Conheça os premiados:
Enfrentamento ao Racismo
- Silvana Silva, procuradora do Ministério Público do Trabalho
Educadores e professores
- Marcelo Ferreira, professor de geografia da rede municipal de ensino
Gastronomia
- Flávio Silva, chef de cozinha
Protagonismo Preto
- Pamela Mércia, ativista social
Performance Artística
- Vinicius Francisco (Tropei), dançarino, ator, poeta e raper
Profissional
- Paulo Afonso, maestro
Comunicadora e influenciadora digital
- Priscila Torquato
- Categoria Especial Homenagem Ubuntu
- Deoclécio Damasceno de Freitas (in memorian), maestro, multi-instrumentista e educador o prêmio foi recebido pela neta Lilian Regina Marcilio Nogueira.