Dois meses após troca de secretários, Centro de Referência à população de rua continua sem coordenação
A crise na Assistência Social do município afetou não apenas as ações de resposta às tragédias, o atendimento regular à população de rua também sofreu prejuízos. Após dois meses da saída da Karoline Cerqueira e a entrada de Fernando Araújo, a vaga de coordenação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop continua desocupada. Em resposta à Tribuna, a Secretaria de Assistência Social atribuiu “às recentes mudanças no quadro técnico”, a demora na escolha de um novo coordenador para o Centro de Referência.
Além disso, o Centro mudou de endereço, o espaço que antes funcionava na Rua Visconde de Bom Retiro, no Centro, foi transferido para a Rua Dr. Sá Earp, 39. De acordo com a pasta, a mudança ocorreu por conta do vencimento do contrato antigo e da inadequação do imóvel anterior para a oferta do serviço especializado. A mudança ocorreu antes das tragédias deste ano.
O Centro Pop passou a funcionar na Rua Visconde Bom Retiro ainda na gestão do ex-prefeito Bernardo Rossi, o local foi muito criticado por grupos que mantém a assistência social à população de rua, por estar localizado em uma rua considerada marginalizada, e o imóvel não tem acessibilidade. Além disso, a chuva do dia 15 de fevereiro provocou um deslizamento de terra no trecho de acesso.
O Núcleo de Integração Social (NIS) que funciona no Alto da Serra também foi atingido por um deslizamento durante as chuvas de fevereiro e março, o atendimento foi transferido para o UNAT – Unidade de Acolhimento Temporário, que fica no Retiro. De acordo com a Assistência, 57 pessoas estão acolhidas na unidade. A Prefeitura não respondeu que se há projeto de contenção e recuperação do espaço do Alto da Serra.
A Prefeitura também não respondeu sobre o atendimento do Consultório na Rua. Mas em relação ao Centro POP, a Prefeitura disse que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento é das 9h às 15h. São realizados, em média, cerca de 240 atendimentos mensais na unidade. De acordo com a Prefeitura, as abordagens seguem sendo realizadas diariamente no local, assim como embarques (assistência no transporte para pessoas de outros municípios), alimentação e banho.