Dono de pet pode ter dia de trabalho abonado para levá-lo à emergência

09/08/2018 17:11

As urgências e emergências acontecem e não tem como prever. Quando o pet fica doente, quem o leva ao médico veterinário? Às vezes se ausentar do local de serviço para correr com o animal de estimação para uma consulta de emergência pode causar problemas no trabalho do tutor, mas um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pode acabar com esse problema. Ele prevê permitir que o trabalhador tenha o dia abonado, sem prejuízos ao salário, quando acompanhar o pet em consulta veterinária de emergência.

A PL foi proposta pelo deputado Orlando Silva, e propõe acrescentar a previsão na Consolidação das Leis do Trabalho. Segundo o deputado, os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem. Ele destaca que a sociedade, a cada dia, tem aumentado a amabilidade e cuidado com animais domésticos.

“Nada mais natural que adequar a legislação trabalhista a esse contexto, permitindo que, nas ocasiões de emergências médicas, o responsável possa ter a falta justificada, por parte dos empregadores, para o acompanhamento de animais de estimação em emergências veterinárias”, defendeu.

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Últimas