“Dr. Alceu: resistência democrática e defesa dos direitos humanos” será tema de mesa-redonda neste sábado, no CAALL
Neste sábado (29), às 17h, o Centro Alceu Amoroso Lima irá realizar uma mesa redonda, com o tema Dr. Alceu: resistência democrática e defesa dos direitos humanos. Participarão do debate o advogado e professor Leonardo Iorio, coordenador acadêmico da Cândido Mendes e Rachel Wider, historiadora, pesquisadora e coordenadora cultural da congregação judaica P’nei Or. Maria Helena Arrochelas, diretora do CAALL, irá fazer a mediação.
O objetivo do evento é trazer um aprofundamento crítico a respeito dos documentos que foram selecionados para compor a exposição Alceu Amoroso Lima e seu repúdio ao totalitarismo, que também se encerra neste sábado. Nesses escritos, que vão de cartas a artigos, fica evidente a luta de Alceu em defesa das práticas democráticas e da dignidade humana.
“Nos dias de hoje se torna de extrema importância discutir as bases ideológicas totalitárias, e colocar em evidência as pessoas que lutaram contra isso. Esse tipo de ideologia só pode ser combatida quando trazemos a luz do entendimento sobre ela, e nos unimos a essa luta, assim como Alceu fez durante o período da Ditadura Militar”, fala Rachel Wider.
O evento é gratuito e aberto ao público. O CAALL fica na Rua Mosela, nº 289.