Dr Domingos Carlos Baffi um legado de amor a Petrópolis

14/08/2016 09:00

Me lembrei do Dr Domingos Carlos Baffi ao assistir a abertura dos jogos olímpicos no Maracanã.  Fiquei emocionado quando Wilson das Neves conclamou os espíritos dos sambistas de outrora. O gesto que me arrepiou fez com que eu recordasse o Dr Domingos durante um discurso no qual também evocou os nomes dos grandes médicos que atuaram em Petrópolis.

Eu conheci o Dr Domingos ao responder um anúncio classificado de jornal para trabalhar fazendo análises de águas. Ele sempre me incentivou a ir além do laboratório, apoiando a participação em seminários, palestras, a escrever para jornais, entrevistas para a TV. Um dia reuniu os jornalistas de todos os veículos de comunicação da cidade em um almoço no Clube 85 e assinou um convênio com a Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), presidida por Jesus Mendes Costa. Para ele não era uma mera vantagem comercial, mas havia sempre a sincera preocupação com a saúde dos moradores de Petrópolis no mais alto grau do espírito público. Hematologista teve o desafio de cuidar dos primeiros casos dos pacientes portadores do Vírus HIV em nosso município.

Da mesma forma com que tratava a medicina com extrema seriedade e brilhantismo, entre amigos também tinha os seus momentos de descontração e brincadeira. Investiu muito em equipamentos para tornar o laboratório um centro de excelência. Houve um tempo em que morei na Alemanha e os equipamentos disponíveis no laboratório em Petrópolis estavam par e passo com os mesmos modelos usados na Europa. Algo que sempre me deu muito orgulho. A tal ponto de que quando fui trabalhar na Câmara Municipal com o então vereador Gil Magno o homenageamos com o prêmio de Destaque Empresarial entre outras moções congratulatórias. Ele também propôs que defendêssemos a implantação de um hemonúcleo na cidade.

O espírito público do Dr Domingos Baffi se fez ainda mais presente nas entidades de classe que presidiu. Tinha um carinho muito especial pelo Clube dos Médicos fundado pelo seu irmão Dr. Paulo Baffi, por casualidade o médico que fez o parto do meu primo mais velho. Acredito que são raríssimas as pessoas da cidade que não fizeram um exame no laboratório do Dr Domingos. Sei que ele formou dentro da própria família pessoas extremamente comprometidas com a causa da saúde e que saberão levar adiante o trabalho que sempre realizou.

Nesse momento em que tantas pessoas falam em legado olímpico, tenho consciência que a chama acesa pelo Dr Domingos Baffi em nossos corações é eterna. Sua passagem pela Terra é marcada por uma vida dedicada a uma causa humanitária tão nobre quanto à saúde. Um Ser Humano especial que merece o nosso reconhecimento, o nosso muito obrigado e todo o carinho da cidade de Petrópolis. Assim como Wilson das Neves conclamou o espírito dos grandes sambistas de outrora, eu também o reverencio como um dos grandes médicos de nosso país.

Últimas