Duas rochas são detonadas na Rua Uruguai
Na manhã e tarde de hoje (26), a Defesa Civil comandou a detonação de duas rochas do desplacamento que atingiu a Rua Uruguai, no Quitandinha, no último dia 14 de novembro, atingindo cinco casas e matando duas pessoas. A explosão faz parte da 1° etapa das obras de recuperação do local, onde ainda estão interditadas 25 casas. Cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas na operação que isolou ruas em um raio de 150m.
A operação começou por volta das 11h. A primeira pedra foi detonada às 11h50 e a segunda às 17h30. Foram utilizados 360 quilos de explosivos para implodir 75 mil quilos das quase 3 mil toneladas de rochas que se desprenderam e caíram no local. Apesar do barulho como de bomba, não foi possível ver alteração no local, pois a explosão é interna. “O tipo de explosão que há aqui é cadenciado e é calculado para não haver lançamento de fragmentos”, disse o Secretário de Defesa Civil, Rafael Simão. Os destroços serão utilizados no dique que está sendo feito no local, que funciona como um “colchão” para amortecer outras rochas que vierem a se soltar do maciço rochoso.
A explosão faz parte da 1° etapa das obras de recuperação do local, que visa medidas de curto prazo, que incluem a limpeza, desobstrução da via e construção de um dique. O custo desta etapa, que tem previsão de duração de 60 dias, é de R$ 907.299,38 – verba repassada pelo Ministério da Integração Nacional. “Foi uma catástrofe o que aconteceu aqui, pegou a todos nós de surpresa. Mas nós conseguimos em um curto período de tempo reagir, fizemos o projeto para a 1° etapa e sensibilizamos o Governo Federal para obtenção da verba necessária. O restante da obra o próximo governo, junto com o governo federal, vai dar prosseguimento”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo, que esteve no local durante as atividades.