24/nov 08:00
Por Prof. Luiz Carlos Moraes

“Corrida e musculação depois dos 40 diminui a testosterona”. A toda hora a gente vê nas redes sociais “besteiras” e absurdos como esse. Atrás de sucesso e “likes” falam de tudo para chamar atenção. Não há nenhuma evidência que a corrida diminua os níveis de testosterona assim do jeito que se fala por aí.

O que se sabe é que corridas curtas de alta intensidade assim como musculação com séries únicas e pesadas aumentam os níveis de testosterona e maratonas podem sim diminuir os níveis do hormônio, mas é por um espaço curto de tempo. O corpo recupera rapidinho. Estudos com ratos mostraram que a secreção de testosterona de forma aguda se deve, entre outros fatores, a presença de lactato nos testículos.

Pesquisadores injetaram lactato sanguíneo nos testículos de ratos o que estimulou a secreção de testosterona. Logo, conclui-se que treinos curtos de alta intensidade aumentam níveis de testosterona tanto em homens quanto em mulheres, respectivamente nos testículos, ovários e glândulas adrenais. Inversão de valores! Artistas famosos e os (as) chamados (as) influenciadores (as) digitais, sem nenhum fundamento falam inverdades, e o que é pior de tudo: dá um IBOPE danado! Cuidado! Qualquer assunto de saúde, antes de sair por aí compartilhando “besteiras”, pesquisem nas bases de dados como SciELO, PubMed entre outras. É muito fácil e de graça.

**Literatura Sugerida: 1) Respostas Hormonais ao exercício físico: Uma revisão das alterações na testosterona e cortisol. Oliveira, Bruce ET AL. (2018).

Últimas