É fake que cachorro teria sido atacado por onça na região de Nogueira

22/04/2023 08:30
Por Helen Salgado

Nessa quinta-feira (20), a Tribuna recebeu uma mensagem pelas redes sociais de um suposto ataque de uma onça a um cachorro na região de Nogueira/Calembe. No entanto, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fato se trata de uma fake news.

No início de abril, uma onça foi flagrada por moradores de Nogueira. Segundo a APA Petrópolis, a felina está na região da Área de Proteção Ambiental. Por isso, o boato de que a onça teria atacado o animal doméstico tomou ainda mais força.

Leia também: Inea investiga aparição de onça albina em Petrópolis

Em resposta à Tribuna, o Instituto informou que, pelas imagens, foi possível observar que o ferimento do cão destoa dos ataques de onça e parece ter sido causado por objeto perfurante. Porém, o Instituto ressalta que somente examinando o corpo do animal seria possível apontar com mais exatidão o motivo do ferimento.

O ICMBio orienta a população a não deixar animais domésticos soltos, especialmente no final de tarde e começo da manhã, horário de maior atividade dos felinos. Eles devem ser recolhidos em ambiente seguro, telado e fechado, a fim de evitar possíveis ataques. 

Por fim, o ICMBio ressalta que as onças estão em seu habitat natural – e que só atacam seres humanos caso se sintam com medo ou estejam com filhotes. Portanto, as pessoas não devem realizar nenhum tipo de ataque de retaliação ao animal.

Em conversa com Victor Paulo Azevedo Valente da Silva, chefe do NGI ICMBio Serra Fluminense, ele informa, também, que os casos de ataque de onça ocorrem, em sua grande maioria, a animais pequenos, como galinhas e coelhos. Isso ocorre não como uma forma cruel, mas por uma questão de sobrevivência do felino.

Vale lembrar que alguns distritos de Petrópolis ficam localizados na mata e em áreas de conservação e que, por este motivo, há a possibilidade de encontrar animais, como as onças.

Últimas