É o momento do turismo

18/02/2020 14:29

Nos últimos anos, tivemos uma mudança significativa do nosso país em relação a economia, com isso, novas oportunidades surgiram para o nosso município. Em análise geral, alguns segmentos valem a pena ser investidos pensando no futuro e no fortalecimento do Brasil. Um exemplo disso é o turismo, além de criar o ambiente propício para o desenvolvimento industrial, seja de manufactura ou tecnológico.

Esses setores se favorecem pelos números positivos para a importação e sobre o turismo interno no país. É importante salientar que estamos em uma mudança de estratégias macroeconômicas e, por mais que isso pareça algo longe de nós, toda a postura da Federação afeta diretamente em nossas vidas. Acredito que, a partir da análise dos números, devemos ter uma cidade que busque ampliar os investimentos em setores pelo qual temos uma predisposição para o desenvolvimento. Como afirmei no início, há um caminho no horizonte para investirmos no setor turístico.

Atrair a visita dos brasileiros, de todos os cantos do país, deveria ser uma das prioridades da gestão municipal. Acredito que, apenas desta forma, poderemos aproveitar ao máximo do atual momento, gerando mais empregabilidade e oportunidades para os petropolitanos. É importante lembrar que há pouco tempo a nossa cidade subiu do ranking B de turismo para o ranking A.

Mas, mesmo atraindo cerca de 1,6 milhão de pessoas por ano, precisamos de atitudes inteligentes para que o visitante permaneça na cidade por dias, algo que pode beneficiar todo o nosso município, inclusive os bares, lojas e outros setores de serviços e hotelaria. Acredito que parte dos investimentos deveriam ser para a consolidação de atividades do período noturno, as ações podem passar pela visibilidade dos artistas locais e dos produtores da cidade, como as nossas cervejarias. Assim, poderemos criar um ambiente propício para a manutenção dos visitantes em nossa cidade por períodos mais extensos.

E, claro, tudo isso precisa de uma publicidade e um plano de mercado, ampliando a divulgação da nossa cidade para outros municípios e capitais, demonstrando que a visita em Petrópolis pode ser um programa cultural amplo e não apenas uma visita de uma tarde. Outra parte que é necessária ser analisada quando verificamos a atual postura municipal em relação ao nosso turismo, é o investimento na manutenção de vias e limpeza dos rios e bueiros, sinalização específica e a utilização da tecnologia da informação como uma forma de facilitar a passagem das pessoas em nossa cidade.

Precisamos de um trabalho da gestão pública junto a agências de turismo, verificando o que é necessário para transformarmos a forma e o impacto do setor em nossa economia municipal. Eventos, são importantes e necessários para momentos específicos, a Bauernfest é um exemplo disto, a segunda maior festa do colono alemão de todo o Brasil. Porém, não podemos ter um turismo sazonal e aceitarmos isso.

É necessário que a visita em nossa cidade se torne algo necessário e um desejo dos jovens, dos adultos e dos mais idosos. Que nosso município receba visitantes nos pontos naturais, que precisam de investimentos sérios e que pensem na sustentabilidade. Precisamos pensar em estratégias de mostrar de forma efetiva as nossas marcas e empresas. Fazendo, desta maneira, que a cidade de Petrópolis possa respirar o passado e se projetar para o futuro que se apresenta no novo cenário econômico nacional.

 

Últimas