Edição do Veste Rio em Petrópolis supera expectativas
Promovido pelo Senac, a edição em Petrópolis do “Veste Rio é Aqui” aconteceu nessa terça-feira (14), contando com a presença de ícones do mercado da moda, design e estilo, além de jornalistas especializados, empresários e estudantes do setor. O evento reuniu petropolitanos em busca de aprimorar os conhecimentos e abrir novas possibilidades para a atuação no ramo na cidade.
A iniciativa, lançada em 2016, tem como objetivo gerar negócios e fortalecer o segmento da moda no estado do Rio de Janeiro. Na semana passada, Resende recebeu o encontro e, na próxima semana, a cidade de Campos, no norte fluminense, sedia o evento. "O objetivo do 'Veste Rio é Aqui', acima de tudo, é estar presente nesses grandes polos de moda. Petrópolis representa uma grande indústria no segmento de moda para a Região Serrana do Rio. Temos mais de 600 confecções, geramos mais de dois mil empregos nessa indústria e o nosso objetivo é o de levar conhecimento para os envolvidos neste mercado", diz Leana Braga, gerente de moda do Senac Rio.
Durante a manhã, foram realizadas as mesas-redondas "Empreendedorismo e novos modelos de negócio" e "Varejo de moda e marketing de conteúdo nas redes sociais". Os eventos contaram com a participação dos editores-chefes Silvia Rogar e Bruno Astuto, das revistas Vogue e Ela, respectivamente.
"É importante que as marcas tenham um DNA único. A história é tudo na moda também. Precisamos valorizar isso que a cidade tem. Isso deve ser, inclusive, trabalhado nas redes sociais dos empresários que produzem aqui", pontua Silvia.
"Falamos sobre como se organizar para se destacar como marca de moda. Petrópolis é uma cidade linda, incrível e tem um polo criativo arrebatador. Precisamos ter orgulho dessa história, retrabalhar essa imagem e lembrar as novas gerações que a Rua Teresa e as confecções daqui continuam bombando", explica Bruno.
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico, Marcelo Fiorini, é importante ter essas iniciativas na cidade, já que os polos de moda do município ficaram esquecidos nos últimos tempos. "Essa parceria com o Senac é importante até para que possamos ver o redirecionamento que temos que dar e saber como fazer. Precisamos retomar a identidade e ter esse nível de qualidade para pensar mais sobre o nosso futuro e fazer Petrópolis voltar a ser o que já foi", avalia Fiorini.
Grande público no evento surpreende organização
O evento surpreendeu os organizadores que, após a primeira mesa de debates, optaram por transferir a segunda parte das atividades para o Palácio de Cristal. A decisão foi tomada após o primeiro encontro ter lotação máxima e muitas pessoas ficarem sem acesso à programação, ainda que inscritos. Para que todos pudessem aproveitar o debate, houve então a decisão de levar o debate para o interior do ponto turístico.