Educação em tempo integral: ainda há vagas em escolas em Petrópolis

30/04/2019 11:29

Acesso a atividades esportivas e culturais diversificadas além do reforço em Língua Portuguesa e Matemática. Esses são diferenciais que o atendimento em tempo integral oferece para mais de 1.600 alunos da rede municipal de Educação. O número de escolas que oferecem esse tipo de atendimento vem crescendo: em 2016 eram 4 escolas. Nesse ano, a oferta de ensino integral deu um salto: já são 15 escolas com atendimento integral e a boa notícia é que ainda há vagas para essas unidades. Os pais ou responsáveis que desejarem mais informações sobre as vagas e o atendimento nessas escolas podem procurar atendimento no Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Educação.

Veja também: Centro de Cultura terá curso de desenho e pintura gratuito

O atendimento integral segue o Programa Integrado de Atendimento à Criança – PIAC – que surgiu com o intuito de atender as demandas da Meta 6 do PME (Plano Municipal de Educação) e PNE (Plano Nacional de Educação). Segundo o PNE, até 2025 pelo menos 50% dos alunos da rede precisam estar em escolas de tempo integral.

As escolas que atendem integralmente tiveram a oportunidade de escolher os eixos de trabalho desenvolvidos nas oficinas. Todas as escolas elaboraram um plano de trabalho e as ações são avaliadas periodicamente pela Secretaria de Educação.

“Ao participar de oficinas diferenciadas os alunos passam a ter mais atenção nas aulas, as relações de amizade são fortalecidas e o vínculo com a comunidade escolar também fica mais forte. Conseguimos perceber os reflexos positivos no desenvolvimento pedagógicos dos alunos que são atendidos integralmente”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

As oficinas oferecidas nas escolas em tempo integral são diversificadas como: Orientação de Estudos (Linguagem e Matemática); Iniciação Científica (Pedagogia de Projetos); Teatro; Recreação, Jogos e Contestes; Artes; Informática; Inglês; Musicalidade; Literatura e Corpo e Movimento.

Passaram a atender de forma integral em 2019 as escolas: EM Johan Noel – 4º p até o 3º ano do fundamental; EM Luiz Carlos Soares (Morin) – 4º período ao 3º ano do ensino fundamental; EM Senador Mário Martins (Caxambu) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental; EM Monsenhor CirilloCalaon (Jardim Salvador) – 1° período da educação infantil até o 3° ano do ensino fundamental e EM Magdalena Tagliaferro (Castelo São Manoel) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental.

Além das cinco novas escolas que passaram a atender de forma integral em 2019, já oferecem esse tipo de atendimento as unidades escolares: Ana Mohammad (Sargento Boening), Soroptimista (Pedras Brancas), Leonardo Boff (Duarte da Silveira / Contorno), Colégio Gunnar Vingren (Valparaíso), Professor Nilton São Thiago (Nogueira), São Francisco de Assis (Moinho Preto), São João Batista (Duarte da Silveira), Dom Pedro de Alcântara (BR-040). Além dessas, duas escolas oferecem atendimento integral a partir de projetos distintos: Escola Santo Antônio do Vale do Cuiabá / Padre Quinha e o Centro Educacional Comunidade São Jorge.

Os pais que quiserem informações sobre o funcionamento das escolas que funcionam integralmente podem procurar o Departamento de Inspeção Escolar na Secretaria de Educação, no prédio Frei Memória – Rua da Imperatriz, nº 193. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30. O telefone do setor é o 2246-8675.

Últimas