Educandário comemora seis mil atendimentos; inscrições para atividades vão até sexta
Com o objetivo de oferecer novas perspectivas e mudar a vida de crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade, a Fundação Educandário Princesa Isabel já atendeu mais de seis mil menores em 14 anos de existência. Criado por iniciativa do juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis, Alexandre Teixeira, a entidade funciona em um prédio próprio na localidade do Lopes Trovão e oferece cursos profissionalizantes, além de aulas de música, atividades físicas e de reforço escolar.
“O juiz Alexandre percebeu que muitas crianças e adolescentes que chegavam até a Vara da Infância estavam em situação de risco ou vulnerabilidade por falta de ocupação do tempo e de perspectiva. A maioria delas tinha deixado a escola quando saía da quinta série e entrava no sexto ano do Ensino Fundamental. A Fundação foi criada para dar oportunidades a esses meninos e meninas que, em sua maioria, não têm estudo e cujo tempo ocioso nas comunidades pode levar a caminhos errados”, comentou o diretor da Fundação Educandário Princesa Isabel, Roberto Vicente Krepker Gonçalves.
Os cursos são gratuitos e os participantes recebem uniformes, material didático, lanche e passagem. Foto: Bruno Avellar/Tribuna de Petrópolis
Atualmente, a entidade conta com nove cursos profissionalizantes: panificação, confeiteiro, pizzaiolo, garçom, costura, manicure, auxiliar de cabeleireiro, barbeiro e auxiliar de escritório. Também são oferecidas aulas de violão, percussão, de DJ básico, prática de banda, baixo, canto (técnica vocal), áudio básico, guitarra, bateria, violino e teclado. A Fundação conta ainda com educação física, balet, jazz, hip hop, zumba, capoeira e karatê; além de aulas de reforço escolar, português, matemática, inglês e áudiovisual.
“Quando eles chegam aqui começam a perceber que têm potencial. Eles percebem que têm habilidades para o esporte, para as artes e música. Quando chegam aqui, começam a se valorizar e isso reflete na autoestima deles”, comentou a pedagoga da fundação, Juliana Leonardo Martins. Todas as aulas e cursos são gratuitos e os meninos e meninas – entre 8 e 18 anos – recebem o uniforme, material didático, lanche e passagem.
A entidade vive de doações e tem como principais parceiros a GE Celma, o Grupo Águas do Brasil e o Sindicato das Empresas de Transportes de Petrópolis (Setranspetro). Foi criada recentemente uma Associação de Amigos da Fundação Educandário Princesa Isabel, composta por empresários. A associação conseguiu arrecadar fundos para a construção de um novo prédio para atender a padaria da Fundação.
“Em um ano, construíram o prédio que já está com a nova padaria funcionando a todo vapor. Além das aulas de panificação, também fornecemos pães para algumas entidades e com um espaço maior aumentamos a produção e atendemos melhor os nossos alunos do curso de padaria”, disse Roberto. Os pães produzidos pela Fundação vão para o Hospital Santa Teresa (HST), o Laboratório de Corrêas, o Restaurante Popular e a Comdep.
Roberto ressalta que essas parcerias ajudam a custear o projeto. “É uma instituição sem fins lucrativos e que por isso as doações e parcerias são fundamentais para manter tudo isso funcionando. Os nossos cursos profissionalizantes têm parcerias com empresas onde os alunos podem fazer estágios. A colaboração da sociedade civil é fundamental para que o projeto aconteça”, ressaltou o diretor.
“O que a Fundação Princesa Isabel fez por você?”
No ano que vem, a Fundação Educandário Princesa Isabel completa 15 anos e uma grande festa está sendo preparada para lembrar a data. Segundo o diretor da entidade, Roberto Vicente Krepker Gonçalves, entre as celebrações está a realização de um projeto chamado: “O que a Fundação Princesa Isabel fez por você?”.
“A ideia é reencontrar os nossos alunos e contar suas histórias. Saber onde estão trabalhando, o que conseguiram conquistar e o que representou a experiência aqui dentro da fundação”, explicou o diretor.
O levantamento vai virar um documento e será publicado como forma de promover o trabalho realizado pela fundação. “O nosso cunho é social. Trabalhamos com o pessoal de cada aluno que entra aqui. O objetivo é dar oportunidade, o que esses meninos e meninas em sua maioria não tem lá fora”, ressaltou Roberto.
Inscrições estão abertas até o dia 14
As inscrições para os cursos profissionalizantes da Fundação Educandário Princesa Isabel, para as atividades físicas, reforço escolar e aulas de música estão abertas até sexta-feira (14). Os interessados devem procurar a sede da entidade com cópia da documentação pessoal e foto. O atendimento é de 8h às 11h e 13h às 16h.
Serviço
Fundação Educandário Princesa Isabel
Local: Rua Lopes Trovão, número 271 – Alto da Serra
Horário: 8h às 11h e 13h às 16h
Telefone: (24) 2231-7866
Documentação necessária (cópia): RG e CPF do aluno, Certidão de Nascimento, RG e CPF dos responsáveis, comprovante de residência, Cartão Bolsa Família (se tiver) e número do NIS, cartão do SUS, atestado médico de aptidão física, declaração escolar e três fotos 3X4.