Eleições 2020: Tribuna entrevista o candidato a prefeito Jamil Sabrá sobre Educação

20/09/2020 06:00

Jamil Sabrá é candidato pela coligação Petrópolis vai dar certo! (PSC, PSDB, PTC e PMB). Tem 34 anos e tem dois filhos. Estudou a vida inteira no Colégio Werneck. Formado em administração de empresas pela FGV-RJ, tem especialização em finanças e administração pública. Atuou nove anos no mercado corporativo nas áreas de finanças, consultoria estratégica e terceiro setor. Como vereador, aprovou 25 leis com destaque para o fim da multa da Sinalpark, Produtos Orgânicos na merenda escolar, Lei dos artistas e redução da taxa de religação da Águas do Imperador, além da relatoria da Lei das Microcervejarias.

Países de primeiro mundo se preocupam, além de que oferecer Educação, formar cidadãos.  Hoje, no dia a dia, pequenos atos de desonestidade, como não revelar um troco errado, furar uma fila, levar uma vantagem, são comuns.  Isso reflete no ambiente de corrupção que se instituiu no país. Como a educação em Petrópolis pode formar melhores cidadãos para que isso reflita na escolha de seus gestores e na vida em comum?

A presença da criança do maternal à conclusão do Ensino Fundamental (até 14 anos) precisa ser obrigatória e sob o Regime de Horário Integral. Para os jovens do Ensino Médio (14 a 17 anos) serão disponibilizados cursos profissionalizantes no Sistema “S”. Tudo acompanhado por Assistentes Sociais. O Conselho Tutelar atuará, em tempo real, com o Gabinete do Prefeito. Não haverá mais crianças e jovens desassistidos, nas ruas. A Grade Escolar, também precisa ser flexibilizada, humanizada. Por exemplo: noções sobre a Lei Maria da Penha passou a fazer parte da Grade do Ensino Fundamental, em função de Lei de nossa iniciativa.

Sem professores qualificados não há uma boa educação.  Japão, Coreia e Finlândia são exemplos de valorização dos professores. Nestes países, eles não recebem menos que R$ 12 mil reais por mês.  E a maioria dos recursos do Fundeb, em Petrópolis, é usada para pagar professores. Mesmo assim, a classe reclama de remuneração, condições de trabalho e falta de aperfeiçoamento profissional. Como a sua gestão vai avançar na Educação?

Resposta: A força da economia do município reflete, diretamente, na qualidade da Gestão Pública. A estimativa de queda da arrecadação é de 200 milhões, em 2021. O Orçamento ficará próximo de 900 milhões, praticamente, exaurindo na origem os Investimentos. Somente a Saúde e a Educação, em 2020, consumirão 605,8 milhões de reais. A atualização da qualificação profissional será discutida com a categoria, a luz da modernidade e das disponibilidades orçamentárias. O giz e o notebook, o quadro negro e o vídeo wall serão ferramentas de trabalho. 

O ensino profissionalizante tem sido uma grande alternativa para formar os jovens em educação e, ao mesmo tempo, inseri-los no mercado de trabalho. Mas, o ensino profissionalizante oferecido hoje na cidade foca pouco nas nossas vocações, como a tecnologia e o turismo.  Se estes são setores promissores na cidade, como formar o jovem para trabalhar no polo tecnológico e na rede de turismo da cidade? 

Serão disponibilizados cursos profissionalizantes no Sistema “S”, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. A internet será universal, estará presente em todos os Bairros e Distritos, Escolas e Postos de Saúde. Lei de minha autoria, transformou em Política de Estado, a instalação de Centros de Inclusão Digital, possibilitando que as comunidades mais carentes tenham acesso à internet, cursos de informática e profissionalização. Para fomentar a mão de obra local, institui, através de Leis de minha autoria, a obrigatoriedade na contratação de estagiários e de profissionais, por empresa beneficiadas pelos Incentivos Fiscais, e, na contratação de artistas locais nos eventos patrocinados pela PMP. 

 Depois de seis décadas de tragédias só agora Petrópolis incluiu em sua grade curricular a prevenção a desastres com ensino de Defesa Civil nas escolas.  O que mais precisa  ser incluído na educação de Petrópolis para a formação do aluno como cidadão responsável e consciente? 

Resposta: A Grade Escolar, conforme entendo, precisa ser modernizada, atualizada. Lei de minha autoria, incluiu na Grade do Ensino Fundamental, noções sobre a Lei Maria da Penha. O jovem precisa ser preparado para a vida profissional, sem perder de vista os compromissos com  a liberdade, a ética, a natureza e os princípios republicanos.

Ouça a entrevista completa em podcast:

Últimas