Eleições 2024: Hingo e Yuri comentam ida para o segundo turno

07/out 15:37
Por Wellington Daniel | Foto: Reprodução

Os candidatos a prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (PSOL), comentaram, na noite deste domingo (06), os resultados do primeiro turno das eleições municipais. Os prefeitáveis, agora, retornam a campanha em busca de votos para tentar se eleger como o próximo chefe do Executivo Municipal. Vale lembrar que o segundo turno das eleições acontece no dia 27 de outubro.

Leia também: Hingo Hammes e Yuri Moura disputarão o segundo turno em Petrópolis

Hingo Hammes conseguiu 78.734 votos nesta primeira etapa, o que corresponde a 49,96% dos votos válidos. O candidato disse que conta com o apoio dos petropolitanos para o segundo turno e que é preciso união neste momento, para que a vitória seja confirmada nesta nova etapa.

“A gente avalia com muita gratidão ao povo de Petrópolis. Realmente, nossa trajetória é curta na política. Eu estou há oito anos na política e a gente vê essa votação expressiva de hoje. Realmente, emociona muito. É momento de agradecer a todo petropolitano, toda petropolitana que acreditou no nosso trabalho. E a gente fica muito feliz, realmente, por tudo o que está acontecendo. Tudo o que Petrópolis merece, realmente. A gente precisa falar a verdade, precisa ter uma política limpa. Eu sempre acreditei e acredito que vai dar certo. Dessa forma a gente vai chegar lá”, afirmou.

Já Yuri Moura, considerou que o resultado foi a vitória do povo de Petrópolis. O candidato do PSOL teve 28.001 votos, 17,77% dos válidos. Para ele, o segundo turno será uma oportunidade de mostrar quem está mais preparado e tem as melhores propostas e se mostrou confiante com uma possível virada nesta próxima etapa.

“Foi a vitória do povo de Petrópolis, que decidiu não mais ficar com 20 anos de atraso, com dois grupos brigando pelo poder. Nossa candidatura foi muito atacada com mentiras, com ataques à minha família e à minha história, mas vencemos na raça, como é a raça da mãe que está esperando por vaga na creche, como é a raça de quem está correndo atrás para cuidar da saúde da sua família, mesmo com Petrópolis enfrentando atrasos em consultas, exames e cirurgias. Renovamos nossa esperança, a esperança de que é possível reconstruir Petrópolis e resgatar sua autoestima”, afirmou o candidato.

Candidatos derrotados também se manifestaram nas redes sociais. Rubens Bomtempo (PSB), que tentava a reeleição, ficou em terceiro lugar em uma eleição para prefeito pela primeira vez desde 2000, com 27.158 votos, 17,23% dos válidos. Em sua postagem, agradeceu a Petrópolis, disse que o mandato foi abreviado “por uma injustiça” e destacou algumas ações. “Enfim, a mudança que o povo pediu, em 2020, aconteceu e vai continuar até o final do nosso mandato”, concluiu.

Eduardo do Blog (Republicanos) obteve 19.496 votos, 12,37% do percentual de válidos. Nas redes sociais, o candidato agradeceu aos petropolitanos, ao vice Leandro Azevedo, aos demais candidatos do partido e aos apoiadores. “Seguimos em frente de cabeça erguida por uma cidade melhor. Deus abençoe nossa Petrópolis”, desejou.

O quinto candidato em número de votos foi Doutor Santoro (Novo), com 4.193, o que representa 2,66% do total dos válidos. Santoro celebrou sua primeira candidatura em Petrópolis, considerando positiva a experiência ao lado da população. Agradeceu pelos votos e disse que fez uma campanha bonita, com “coisas que os petropolitanos nunca tinham visto” e um plano de governo aprofundado com análises e propostas de soluções. “Não me arrependo de nada que fiz, me diverti muito nesse processo e tive a oportunidade de dizer a minha verdade, para a minha cidade”, afirmou.

Leia também: Acompanhe a cobertura das Eleições 2024

Últimas