Eleições: saiba tudo sobre identificação biométrica, voto em trânsito e plebiscito

04/10/2018 18:00

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgou informações, onde apresenta Petrópolis como um dos dez municípios com o maior número de eleitores (243.659). De acordo com dados do Tribunal a cidade tem duas  zonas eleitorais no município (29ª e 65ª Zes), com 125 locais de votação, 771 seções efetivas e vai contar com 833 urnas eletrônicas no total, sendo 62 de contingência.

Com relação aos dados sobre o número de eleitores, Petrópolis está na frente de Volta Redonda, com 224.180 eleitores e atrás de Belford Roxo (331.087), Campos dos Goytacazes (361.248), São João de Meriti (367.866). O maior é a capital com 4.891.885 eleitores, seguido de São Gonçalo (678.579), Duque de Caxias (634.781), Nova Iguaçu (588.473) e Niterói (384.813).

Leia também: Saiba quem pode e quem não pode votar

Plebiscito e eleição

No dia 7 de outubro, os petropolitanos vão às urnas para escolher o presidente, governador, dois senadores, deputado federal e estadual e também para decidir se o serviço de charretes deve continuar ou não em Petrópolis. Conforme orientação do TRE-RJ, os eleitores deverão votar em plebiscito sobre o uso de tração animal em passeios turísticos no município. 

Por meio da consulta popular, convocada pela Câmara de Vereadores, o eleitor irá responder na urna eletrônica à seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra o uso de tração animal nos passeios turísticos realizados pelas charretes no município de Petrópolis?”, sendo o número 1 “a favor” e o número 2 “contra”. A urna eletrônica mostrará primeiro os cargos das eleições gerais. Apenas após a confirmação dos seis cargos das eleições gerais será realizada a consulta popular. O resultado do plebiscito será divulgado junto com o das eleições gerais.

Veja também:  Já sabe como votar no plebiscito? Confira o especial sobre as charretes

Identificação biométrica

Pela primeira vez, todas as seções eleitorais no estado do Rio de Janeiro terão urnas eletrônicas com identificação biométrica. Assim, todos os 2.319.134 eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico no TRE-RJ poderão ser identificados por meio das digitais. Além disso, cerca de 4,6 milhões de eleitores fluminenses que constam no banco de dados de identificação civil (carteira de identidade) do Detran-RJ também poderão ser identificados pelas digitais ao votar nas eleições. É importante lembrar que, em Petrópolis, o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório, portanto, quem não fez o cadastramento no TRE poderá votar normalmente.

Nos municípios que já passaram por revisão com cadastramento biométrico – Armação dos Búzios, Niterói, Queimados, São João da Barra, Rio das Ostras, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto -, todo o eleitorado está apto a votar com a identificação biométrica. O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas.

Voto em trânsito

Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no 1º, no 2º ou em ambos os turnos podem votar em trânsito nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores, desde que tenham requerido a habilitação dentro do período previsto, de 17 de julho a 23 de agosto deste ano. Aqueles que se encontrarem fora da unidade da federação de seu domicílio eleitoral poderão votar em trânsito apenas na eleição para presidente da República. 

Já quem estiver em trânsito dentro da unidade da federação, porém em município diverso de seu domicílio eleitoral, poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. No total, 10.498 eleitores fluminenses se habilitaram para votar em trânsito no 1º turno das eleições – seja em municípios dentro do estado do Rio ou em outros estados.

Além disso, 5.606 eleitores inscritos em outros estados se habilitaram para votar no estado do Rio no 1º turno das eleições. Importante destacar que não há voto em trânsito para eleitor que estará no exterior nos dias de votação.


Últimas