Eles querem viajar pelo mundo sem sair de casa
Imagina conseguir viajar pelo mundo sem sair de casa? Muita gente pensa que isso só é possível através dos livros. Mas, fugindo do comum, uma família paulista encontrou uma maneira de pegar a estrada sem sair de casa. Vindos do interior de São Paulo a pouco mais de um mês, Rodrigo Nunes e a esposa Andrea Razze, junto com seus três filhos, dão início ao sonho de dar a volta ao mundo em um motorhome. Eles já percorreram algumas cidades da Região dos Lagos, Nova Friburgo e, agora, visitam Petrópolis. Desde segunda feira a família virou atração turística em uma das principais praças da cidade, a Praça 14 Bis. E a Tribuna foi até lá acompanhar um pouco desta viagem diferente.
Em meio a um clima descontraído, Andrea recebeu nossa equipe na sua casa sobre rodas. Ela contou que a ideia de sair pelo mundo surgiu após o falecimento de sua mãe. “A casa onde minha mãe morava me trazia muitas lembranças dela, então eu resolvi vendê-la. Com o dinheiro, nós compramos o motorhome, e decidimos viajar pelo mundo”.
Apesar de não terem uma rotina considerada comum, eles levam uma vida normal. Os três filhos, Lucas, 17, Mariane, 7, e Laura Razze, de 5 anos, tem um dia a dia como todos da sua idade. Estudam (a distância), brincam e jogam videogame. “As crianças adoram. Nós visitamos os pontos turísticos das cidades, e eles ficam encantados. Até o Lucas que era mais tímido, agora está se soltando mais, e curte tudo”, contou.
O motorhome, para quem não conhece, é um veículo equipado com todos (ou quase todos) itens que tem uma casa comum, quarto, sala, cozinha e banheiro. E o deles não é diferente, oferece todo conforto e comodidade de um lar. Cada um tem seu próprio cantinho e cama. Um ambiente bem familiar.
Quem dirige o veículo, é o pai Rodrigo, que é experiente no tema viagens pelo mundo. Antes do nascimento das duas filhas, ele e Andrea viajaram de moto por diversos países, neste mesmo estilo aventureiro. Ele conta, que já havia feito uma viagem sozinho, e a segunda foi com a esposa, ao todo conheceu noventa e quatro países. Isto é claro, lhe rendeu muitas histórias, que são contadas em seu livro: “Fique rico viajando”.
Mas não pense que esta é uma viagem de férias, para conseguir manter o sonho, Rodrigo vende seus livros e ministra palestras motivacionais onde vai. “Nosso estilo de vida inspira muitas pessoas. Muita gente pensa que para viajar precisa ser rico, o que não é necessariamente verdade. Muitos que vem nos visitar, compartilham do mesmo sonho de viajar o mundo. E nós não somos ricos, sempre mantivemos uma vida comum. E é isso que queremos mostrar para as pessoas, todos podem realizar este sonho. Não temos poupança ou coisa assim. Trabalhamos só na venda dos livros”, contou.
Antes de começar a viagem, Andrea trabalhava como técnica em laboratório, e para ela, esta experiência está sendo muito importante para a família. “Nós estamos muito mais unidos, posso curtir muito mais minha família e curtir a vida. Quando você tem um emprego convencional que tem horário para chegar e para sair, acaba perdendo alguns pequenos momentos. Hoje, nós fazemos todas as refeições juntos, dividimos todos os momentos bons. Nesta viagem estamos conseguindo unir nosso sonho com o trabalho. Estamos muito mais felizes”, disse.
Mas esta aventura está só começando, hoje o ônibus “Mundo em família” está estacionado na Oktobertfest, no Parque de Exposições em Itaipava, e amanhã segue em viagem para o Espírito Santo. Eles não tem roteiro certo, mas Rodrigo garante que até o próximo ano chegarão no Uruguai. Quem quiser conhecer mais sobre esta família, e sobre suas viagens, pode acompanhar pelo site www.mundoemfamilia.com.br, e também pelas mídias sociais.