Em alerta, Ceará recebe misto do Athletico para encerrar jejum no Brasileirão

27/08/2022 06:40
Por Estadão

Há cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Ceará volta a campo com sinal de alerta ligado contra a zona de rebaixamento. Neste sábado, às 21h, recebe o Athletico-PR na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela 24ª rodada. Os paranaenses não vencem há dois jogos e ainda precisam pensar na Copa Libertadores.

A última vitória do Ceará no Brasileirão ocorreu em 19 de julho, quando superou o Avaí, em casa, por 1 a 0. Depois perdeu para Juventude, Palmeiras e Fortaleza, além de empates com Botafogo e Red Bull Bragantino. Com 26 pontos, está em 15º lugar, apenas dois fora da zona de rebaixamento, que é aberta com o Avaí, em 17º, com 23.

O Athletico está em situação muito melhor, em sexto lugar, com 38 pontos, apesar de não vencer há duas rodadas. Entretanto, viveu uma verdadeira maratona de jogos com Copa do Brasil e Libertadores. Eliminado na competição nacional pelo Flamengo, ainda resta o torneio continental, em que faz o primeiro jogo da semifinal, diante do Palmeiras, na próxima terça-feira, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).

Apesar de ter sido anunciado como novo técnico, Lucho González vai acompanhar a partida das arquibancadas. Dentro de campo, o time segue sob as orientações do auxiliar Juca Antonello, que vai dirigir o time pela segunda vez seguida após a demissão de Marquinhos Santos, que caiu após derrota no Clássico-Rei para o Fortaleza, por 1 a 0.

A boa notícia é que o Ceará não conta com suspensos e tem ainda o retorno do lateral-direito Nino Paraíba. Além disso, há expectativa para a estreia do atacante Jô, ex-Corinthians.

Apesar de valorizar o ponto conquistado na última rodada, no empate por 1 a 1 em Bragança Paulista (SP), Juca quer entrega total do time para sair vitorioso. “Saí triste do último por não levar os três pontos, mas esse ponto para a gente vai ser importantíssimo na sequência. Agora precisamos entrar concentrados e mostrar nossa força em casa para sairmos com a vitória”, projetou.

Em situação confortável na tabela, o foco do Athletico está totalmente na Libertadores. Assim, Felipão deve mandar um time alternativo para o duelo. Alguns titulares sequer viajaram com a delegação. Entretanto, nomes como Erick e Vitor Roque podem aparecer no time titular.

Apesar de não confirmar o time, Felipão salientou que o empate com o América-MG, por 1 a 1, na última rodada, não estava nos planos. “O Ceará também é um jogo importante. Vamos analisar se vamos levar um time um pouco diferente. Nós tínhamos planejado uma coisa se ganhássemos, mas não ganhamos. Temos que ver se vamos fazer uma mudança de rota”, analisou.

Últimas